Fadisma - Faculdade de Direito de Santa Maria

Ensino

Apresentação

A FADISMA nasceu e vem se consolidando com a missão de “Educar Sempre”, valendo-se, para tanto, de uma prática educacional aberta, integrada e inovadora, atenta às potencialidades regionais e sem perder de vista a complexidade do mundo globalizado.

Nesse cenário, a qualidade e a tradição do seu Curso de Graduação em Direito, além de seus diversos Cursos de Extensão e de Especialização em nível de Pós-graduação Lato Sensu, a partir de uma abordagem que contempla a sua inserção na dinâmica nacional e mundial, fez do enfoque jurídico o seu principal cartão de visitas.

A consolidação da FADISMA no cenário educacional permitiu que a Instituição ampliasse suas fronteiras para além do ensino jurídico, inserindo em seu portfólio mais um Curso de Graduação: o de Ciências Contábeis.

A escolha da Instituição pelo Curso de Ciências Contábeis é resultado da experiência obtida como o desenvolvimento de disciplinas que estão inter-relacionadas com a própria contabilidade (Direito Societário, Direito do Trabalho, Direito Falimentar, Direito Tributário, Direito Contratual, entre outros), franqueando o desenvolvimento do estudo da Ciência Contábil com a autonomia didática e científica que lhe é própria, ao mesmo tempo em que permite a integração entre os profissionais das Ciências Contábeis e os profissionais do Direito, respeitando a identidade, as atribuições, as qualificações e as responsabilidades técnicas de cada um.

A adoção de novos marcos regulatórios na contabilidade brasileira, com a incorporação de padrões internacionais em matéria contábil, exigirá do profissional da contabilidade não apenas uma visão globalizada, mas, sobretudo, um dinamismo profissional a partir de uma formação humanística, técnica e prática, indispensável à adequada compreensão interdisciplinar, especialmente associada às Ciências Sociais Aplicadas.

Entre as vantagens de se optando por esse curso na FADISMA, está um projeto pedagógico institucional atual e inovador, cuja metodologia é baseada nos princípios da formação e da avaliação contínua do aluno, aliando a formação teórica à prática profissional.

Com uma proposta programática ímpar e uma grade curricular inovadora, os conteúdos e os planos de ensino do Curso estão alicerçados na missão de formar, com excelência, auditores, consultores empresariais, controllers e profissionais ligados à governança corporativa, entre outras potenciais carreiras.

Empreendedorismo e sustentabilidade nos negócios também são aspectos que recebem ênfase ao longo do Curso, assim como um recebe ênfase o forte intercâmbio de experiências e conhecimento entre os pilares mercado, governo e academia.

Apresentação do Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Contábeis

O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Ciências Contábeis centra-se no ensino, na pesquisa, na extensão e na prática profissional. Para agregar esses elementos, o PPC prevê uma metodologia diferenciada e voltada ao ensino das Ciências Contábeis, a fim de formar profissionais aptos a atuar em entidades públicas e privadas, oportunizando aos alunos uma visão ampla da sociedade e do mundo.

Além disso, pretende igualmente suprir uma lacuna no mercado da formação contábil de excelência, contemplando a adoção de novos marcos regulatórios da contabilidade brasileira, por meio da incorporação de padrões internacionais em matéria contábil, garantindo uma visão globalizada e dinamismo profissional, a partir de uma formação humanística, técnica e prática, indispensável à adequada compreensão interdisciplinar, especialmente associada ao Direito e às Ciências Sociais Aplicadas.

Concepção do Curso

A concepção do presente Curso orienta-se, em sua essência, pelos seguintes princípios básicos:

Perfil do Curso

O Curso de Ciências Contábeis objetiva formar profissionais para atuar em entidades públicas e privadas, oferecendo um ensino que considera as transformações pelas quais passa a Contabilidade e o meio em que estase insere, auxiliando os alunos a desenvolverem uma visão ampla da sociedade e do mundo.

Outro objetivo do Curso é o de suprir uma lacuna no mercado da formação contábil de excelência, oferecendo também a preparação para atuação internacional do futuro profissional, de acordo com as novas normas contábeis, e proporcionando um foco jurídico diferenciado, na intenção de preparar o profissional para entender com maior profundidade a legislação que regula as organizações e seus titulares. Desse modo, objetiva-se capacitar o aluno a participar do processo de tomada de decisões nas entidades em que atuam.

O Curso de Ciências Contábeis da FADISMA, assim, não se limita à formação de um profissional voltado a carreiras específicas ou à preparação para concursos. Visa, mais do que isso, preparar o aluno para a disputa de vagas em todo o mercado de trabalho emergente das novas relações contábeis, com verdadeira ênfase na preparação para toda e qualquer atividade contábil, relacionada às pessoas físicas ou jurídicas, privadas ou públicas.

Perfil do Egresso

O perfil dos egressos da FADISMA é centrado na construção de um profissional-cidadão, que tenha visão de tendências sociais e de mercado, facilidade para expressão, espírito empreendedor, liderança e ética em todas as suas ações. O profissional será ágil diante das mudanças de mercado e sempre receptivo às inovações frequentemente propiciadas pela própria natureza da sociedade, bem como articulado com outros ramos do saber e outros profissionais, especialmente nas áreas do Direito e das Ciências Sociais Aplicadas.

A formação proposta pelo Curso prospecta um egresso com capacidades profissionais para atuar no mercado interno, bem como para interagir com o crescente processo de globalização e as novas demandas internacionais. Esse egresso será capaz de formular suas ideias com clareza e defendê-las com conhecimento, racionalidade, lógica e tenacidade, sem perder a abertura para novas propostas. Além disso, estará apto para entender, analisar e acompanhar as questões contábeis e, ainda, quando solicitado, pronunciar-se sobre os assuntos. Esse profissional egresso deverá ser dotado de saber para elaborar e colocar em execução projetos contábeis e proceder à análise de empresas, quer em seus aspectos contábil e financeiro, quer em seu confronto com o mercado produtor e consumidor.

Esse perfil parte da concepção de que o profissional deve ser dotado de uma ampla visão da sua sociedade e de mundo (global), atuando como agente transformador.

Vale destacar que a FADISMA, preocupada com a inserção de seus egressos no mercado e com o desempenho de suas habilidades, propõe ações de acompanhamento do perfil do egresso, valendo-se, para tanto, de uma rede de comunicação intranet (Projeto Synergia), cursos, palestras e, inclusive, através do Programa de Pós-Graduação.

Metodologia de Ensino e Avaliação

O Curso de Graduação em Ciências Contábeis da FADISMA desenvolve metodologia de avaliação própria e contínua, fundada em provas orais e pesquisas, aliadas aos exames escritos de natureza reflexiva. Além disso, os critérios de avaliação devem estar em conformidade com as disposições elencadas a seguir, aplicáveis a todas as iniciativas da FADISMA e previstas em normativas específicas da Instituição.

A aprovação em qualquer disciplina dependerá do resultado obtido pelo aluno nas avaliações realizadas ao longo do período letivo, segundo o plano de ensino da disciplina, divulgado aos alunos no início do semestre letivo. O resultado global das avaliações será expresso por meio de graus numéricos de 0 a 10.

Toda disciplina deverá ter, no mínimo, duas avaliações formais por período letivo (semestre).

Entende-se por avaliação formal aquela que é realizada após divulgação prévia e cujo resultado obtido é computado para fins da média final a ser cadastrada no histórico escolar do aluno. É dever do professor ministrante proceder à divulgação do resultado de cada avaliação realizada, nos prazos estabelecidos no Plano de Ensino, divulgado no início do período letivo e/ou no prazo previsto no Calendário Escolar.

O processo avaliativo deverá também contemplar outras avaliações (não formais), a fim de construir e efetivar o sistema de avaliação contínua. Esse sistema permite que o aluno seja constantemente desafiado e motivado a estudar, refletir e pesquisar. Além disso, oferece ao professor um importante mecanismo de verificação da aprendizagem do aluno, viabilizando o aperfeiçoamento do conteúdo da disciplina sempre que necessário.

É considerado aprovado por média o aluno que alcançar, no total do período letivo, frequência mínima de 75% da carga horária prevista para a disciplina, tal como descrita e definida no projeto de cada curso, e obtiver média de, no mínimo, 7.

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