Fadisma - Faculdade de Direito de Santa Maria

Ensino

Apresentação

Apresentação do Projeto Pedagógico do Curso de Direito

O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Direito centra-se no ensino, na pesquisa, na extensão e na prática jurídica. Para agregar esses elementos, o PPC prevê uma metodologia diferenciada e voltada ao ensino do Direito, a fim de formar profissionais aptos a atuar no mercado interno, oportunizando aos alunos uma visão ampla da sociedade e do mundo.

Além disso, pretende igualmente suprir uma lacuna no mercado da formação jurídica de excelência, oferecendo também a preparação para atuação internacional do futuro profissional.

Nesse sentido, o Curso não visa apenas formar profissionais para carreiras específicas ou para a realização de concursos. Visa, mais do que isso, preparar o aluno para a disputa de vagas em todo o mercado de trabalho emergente das novas relações jurídicas, com verdadeira ênfase na preparação para toda e qualquer atividade jurídica, como a advocacia ou a mediação judicial ou extrajudicial de interesses, tanto do Estado como de pessoas físicas ou jurídicas privadas.

Concepção do Curso

A concepção do presente Curso orienta-se, em sua essência, por três princípios básicos:

Perfil do Curso

O Curso de Direito proposto objetiva formar profissionais para atuação no mercado interno, oferecendo um ensino que considera as transformações pelas quais passa o Direito, auxiliando o aluno a desenvolver uma visão ampla da sociedade e do mundo.

Daí decorre a necessidade de preparar profissionais do Direito capazes de atuar nas incontáveis questões nacionais e internacionais, em todos os ramos jurídicos, e de elaborar uma visão crítica que lhe permita compreender, de forma mais abrangente, as consequências sobre o Estado, o Direito e a Sociedade.

O Curso de Direito da FADISMA, assim, não se limita à formação de um profissional voltado especificamente à formação jurídica internacional, tampouco à formação técnica internacional; ela viabiliza compreensões à atuação nacional e internacional, a partir de uma perspectiva comparatista, propondo o diálogo entre diferentes culturas jurídicas, frente à “mundialização” do cidadão, que está em constante estado de construção e reconstrução.

Perfil do Egresso

O perfil dos egressos da FADISMA é centrado na construção de um profissional-cidadão.

Tal formação prospecta o egresso com capacidades profissionais para atuar no mercado interno, bem como para interagir com o crescente processo de globalização e aas novas demandas internacionais.

Esse perfil parte da concepção de que o profissional deve ser dotado de uma ampla visão da sua sociedade e de mundo (global), atuando como agente transformador.

Vale destacar que a FADISMA, preocupada com a inserção de seus egressos no mercado e com o desempenho de suas habilidades, propõe ações de acompanhamento do perfil do egresso, valendo-se, para tanto, de uma rede de comunicação intranet (Projeto Synergia), cursos, palestras e, inclusive, através do Programa de Pós-Graduação.

Metodologia de Ensino e Avaliação

O Curso de Graduação em Direito da FADISMA funciona com base em uma metodologia de avaliação própria e contínua, fundada em provas orais e pesquisas, aliadas aos exames escritos de natureza reflexiva. Além disso, os critérios de avaliação devem estar em conformidade com as disposições elencadas a seguir, aplicáveis a todas as iniciativas da FADISMA e previstas em normativas específicas da Instituição.

A aprovação em qualquer disciplina dependerá do resultado obtido pelo aluno nas avaliações realizadas ao longo do período letivo, segundo o plano de ensino da disciplina, divulgado aos alunos no início do semestre letivo. O resultado global das avaliações será expresso por meio de graus numéricos de 0 a 10.

Toda disciplina deverá ter, no mínimo, duas avaliações formais por período letivo (semestre).

Entende-se por avaliação formal aquela que é realizada a partir de divulgação prévia e cujo resultado obtido é computado para fins da média final a ser cadastrada no histórico escolar do aluno. É dever do professor ministrante proceder à divulgação do resultado de cada avaliação realizada, nos prazos estabelecidos no Plano de Ensino, divulgado no início do período letivo e/ou no prazo previsto no Calendário Escolar.

O processo avaliativo deverá também contemplar outras avaliações (não formais), a fim de construir e efetivar o sistema de avaliação contínua. Esse sistema permite que o aluno, constantemente seja desafiado e motivado a estudar, refletir e pesquisar. Além disso, oferece ao professor um importante mecanismo de verificação da aprendizagem do aluno, viabilizando o aperfeiçoamento do conteúdo da disciplina sempre que necessário.

É considerado aprovado por média o aluno que alcançar, no total do período letivo, frequência mínima de 75% da carga horária prevista para a disciplina, tal como descrita e definida no projeto de cada curso, e obtiver média de, no mínimo, 7.

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