Fadisma - Faculdade de Direito de Santa Maria

Extensão

Extensão na FADISMA

Mais do que nunca a sociedade exige respostas rápidas e eficientes para suas demandas. O comprometimento institucional da FADISMA, além da formação técnica de ponta, também busca promover e viabilizar, por meio do fazer extensionista, a articulação entre o ensino e a pesquisa, ampliando a ligação com a comunidade, em uma prática verdadeiramente participante.

A extensão busca contribuir para o desenvolvimento local e regional, favorecendo a percepção ampliada e integrada do social e oportunizando ao futuro profissional uma visão crítica e abrangente, situando-o historicamente e identificando-o culturalmente.

Na FADISMA, é fomentada a aptidão para lidar de maneira criativa e construtiva com a realidade social, independentemente da carreira a ser assumida. Isso é feito de diferentes modos, em especial com a prática da extensão, que é a permanente ligação entre a Instituição a sociedade e que permite construir e partilhar saberes em uma constante interação.

No âmbito da Instituição, o fazer extensionista, além de fortalecer ações multi, inter e transdisciplinares, proporciona relações acadêmicas internas, articulando as atividades de ensino e pesquisa. A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é determinante na FADISMA.

A relação entre o ensino e a extensão é permanente e transformadora, socializando o saber acadêmico. A relação entre a extensão e a pesquisa se dá quando a produção do conhecimento contribui para a melhoria das condições de vida de diferentes segmentos.

A extensão instrumentaliza os futuros operadores das searas que as nossas graduações contemplam para o contato direto com as demandas sociais, permitindo a formação de profissionais conscientes de sua responsabilidade na construção de uma sociedade mais justa e democrática. Igualmente, as atividades extensionistas possibilitam criar sólidos vínculos entre a comunidade e a FADISMA, com o propósito de alcançar novas alternativas de transformação da realidade, reafirmando o ideal de construção e fortalecimento da cidadania.

O fazer extensionista na FADISMA garante ao corpo docente e discente meios concretos de externar à comunidade seu produto acadêmico, sendo via de mão dupla uma vez que estabelece um intercâmbio de saberes sistematizados. Essa troca, que é marcante na atividade extensionista, gera uma bagagem de experiências enriquecedoras. Com efeito, disponibilizando à sociedade projetos de extensão, o conhecimento acadêmico é democratizado e sensibilizado pelo conhecimento popular, promovendo a efetiva participação comunitária na sua construção e reconstrução.

São consideradas atividades de Extensão

I - Projeto de Extensão: É toda atividade de caráter educativo, cultural, artístico, científico e/ou tecnológico que envolva docentes e discentes e seja desenvolvida junto à comunidade, mediante ações sistematizadas.

II - Programa de Extensão: É o conjunto de trabalhos e atividades que articulam ensino, pesquisa e extensão, de caráter orgânico-institucional, oportunizando uma visão de mundo multidimensional e fomentando o efetivo comprometimento do aluno com as questões sociais.

III - Evento de Extensão: É toda atividade desenvolvida sob a forma de simpósios, conferências, cursos, debates, palestras, jornadas e outras afins, que atenda às demandas da comunidade.

IV - Serviços: Dão atividades profissionais em campos de atuação para os quais a FADISMA desenvolve conhecimento, como assessoria, consultoria e afins, atendendo a necessidades específicas da comunidade.

V - Produção de material impresso: São todos os veículos que tornem disponível à comunidade o conhecimento produzido na FADISMA na área de extensão, maximizando sua disseminação.

VOLTAR
© 2015. FADISMA. Todos os direitos reservados. beagle ship criacao sites