Fadisma - Faculdade de Direito de Santa Maria

Institucional

Apresentação

A Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA) é uma Instituição de Ensino Superior (IES) de natureza privada, que concentra as suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e prática profissional nas áreas de Graduação das Ciências Sociais Aplicadas e em um Programa de Pós-Graduação Lato Sensu na mesma seara e nos segmentos relacionados, estando atenta às potencialidades locais e regionais, sem perder de vista a complexidade do mundo globalizado, de modo a reconhecer a necessidade de revisar e transformar constantemente conceitos e paradigmas.

Missão Institucional

A FADISMA tem como missão “Educar sempre”. Para tanto, a Instituição busca proporcionar uma prática educacional aberta, integrada e inovadora, que possibilita ao futuro profissional o desenvolvimento e a potencialização de habilidades e, especialmente, a aplicação abrangente de suas competências, também vinculadas à ética e à responsabilidade social.

Nesse sentido, a missão da FADISMA é permeada por duas motivações principais: ela se propõe a ser uma Instituição aberta para o mundo e sustenta-se em uma dinâmica e moderna estrutura educacional, adotando uma proposta didático-pedagógica consistente, capaz de preparar seus egressos para o exercício da cidadania e, ao mesmo tempo, para um amplo e exigente mercado de trabalho.

Histórico

Mantida por Pró-Ensino Sociedade Civil Ltda., (CNPJ 04.849.608/0001-46), a FADISMA é credenciada pela Portaria do Ministério da Educação (MEC) nº 3.022, de 24.10.2003 (DOU 27.10.2003, Seção 1, p. 21).

A Instituição iniciou suas atividades na sede da Rua General Neto, nº 100, Centro, no Município de Santa Maria, RS, Brasil.

Em dezembro de 2005, foi transferida para a Rua Duque de Caxias, nº 2319, no Bairro Medianeira, no mesmo município, onde até hoje mantém suas atividades.

A Faculdade foi desenvolvida para, inicialmente, ofertar um único curso de Graduação, o Curso de Direito, cuja primeira turma iniciou as atividades em 1º de março de 2004, tendo colado grau em dezembro de 2008.

O Programa de Pós-graduação Lato Sensu também foi organizado para oferecer cursos dentro da área das Ciências Sociais Aplicadas e afins e teve a implantação da primeira turma já no final do ano de 2003.

A partir do segundo semestre de 2010, em virtude da dinâmica veloz pela qual passa o Ensino Superior no país, a FADISMA optou por estender o campo de atuação de suas atividades para além do Direito, acrescentando as Ciências Sociais Aplicadas em seus objetivos e metas de ensino, pesquisa, extensão e prática profissional da Graduação.

É válido ressaltar que não foi ao acaso que a Instituição escolheu levar “Santa Maria” em seu nome. O cenário, a vocação local para a Educação e a característica de pioneirismo na interiorização do Ensino Superior foram as molas propulsoras para a idealização, a concepção e o desenvolvimento desse novo espaço educacional.

A qualidade e a tradição do nosso Curso de Graduação em Direito, além dos Cursos de Extensão e Pós-graduação, fizeram do enfoque jurídico o principal cartão de visitas da FADISMA. Além disso, a consolidação no cenário educacional permitiu que a Instituição ampliasse suas fronteiras para além das Ciências Jurídicas, inserindo em seu portfólio o Curso de Graduação em Ciências Contábeis e, em breve, o Curso de Relações Internacionais.

O destaque fica por conta de projetos pedagógicos atuais e inovadores, com metodologia baseada nos princípios da formação e da avaliação contínua do aluno.

A Instituição dissemina a ideia de que a formação superior nos dias de hoje é imprescindível, tanto para se inserir no mercado de trabalho, quanto para obter sucesso dentro dele. As organizações, sejam elas públicas ou privadas, procuram profissionais qualificados pelos certificados que apresentam. O talento é indispensável, mas provar que ele existe é fundamental. Por esse motivo, a FADISMA está empenhada em ofertar aos estudantes não apenas um caminho promissor, mas também, especialmente, um futuro repleto de oportunidades.

Objetivo Institucional

A FADISMA tem por objetivo principal o desenvolvimento qualificado das atividades acadêmicas de nível superior em matéria das Ciências Sociais Aplicadas, na região central do Estado do Rio Grande do Sul, conciliando o atendimento da demanda local para uma formação de altíssimo padrão, por meio do conceito de educação contínua, com a elaboração e a adoção de metodologias diferenciadas e novas tecnologias de ensino, pesquisa, prática profissional e extensão, formando profissionais aptos a agir na sociedade de forma eficaz, ampla, consciente e engajada.

Princípios Teórico-metodológicos

Políticas de Ensino

Políticas de Pesquisa

Políticas de Extensão

Políticas de Gestão

VOLTAR
© 2015. FADISMA. Todos os direitos reservados. beagle ship criacao sites