Fadisma - Faculdade de Direito de Santa Maria

Institucional

ENADE

O exame

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é muito importante. É componente curricular obrigatório dos Cursos de Graduação, sendo o registro de participação condição indispensável para a emissão do diploma. 

O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), foi instituído pela Lei nº 10.861, de 14/04/2004, e é um dos elementos que compõe o Conceito Preliminar de Curso (CPC) (a nota do Curso a nível nacional), que é uma nota aferida pelo MEC e que varia de 1 a 5. 

É um significante instrumento a favor do aluno, pois permite promover cada vez mais a melhora na qualidade dos Curso de Graduação, por meio da participação dos discentes que, tanto qualitativa como quantitativamente, contribuirão para um conceito satisfatório da Instituição, que, por sua vez, procurará investir muito mais em qualidade para aumentar ou manter seu conceito.

Objetivos

O principal objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos Cursos de Graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional e os conhecimentos sobre a realidade brasileira e mundial.

Atenção: O Enade não termina com a conclusão do Curso, uma vez que o aluno, ao concluir a Graduação, leva consigo o diploma que tem o nome da Instituição com seus respectivos conceitos. Esse diploma será apresentado ao mercado de trabalho e lhe dará condições de ter reconhecida a qualidade do curso realizado.

Informações sobre datas do exame e quais turmas o realizarão, quando das aplicações, serão noticiadas nos meios de comunicação da Instituição.

VOLTAR
© 2015. FADISMA. Todos os direitos reservados. beagle ship criacao sites