Fadisma - Faculdade de Direito de Santa Maria

Institucional

Apresentação

A Responsabilidade Social da FADISMA compreende o trinômio ensino, pesquisa e extensão. Desenvolvem-se, portanto, nessa perspectiva, formas de atuação que possibilitam ao futuro profissional das Ciências Sociais Aplicadas um gradativo comprometimento com a cidadania, a ética e o desenvolvimento sustentável em suas práticas profissionais. 

O sério comprometimento com as comunidades, culturas e potencialidades regionais é demonstrado já no nome da Instituição, que traz consigo o nome de sua cidade, além de pelo desenvolvimento de ações que se norteiam pela atenção aos nós críticos das regiões envolvidas e pelos incentivos à criação de mecanismos social e ambientalmente responsáveis, no setor público, na sociedade civil, na indústria e no comércio regionais. Portanto, o Programa de Responsabilidade Social FADISMA tem como objetivo a criação e o desenvolvimento de ações integradas que envolvam órgãos públicos e privados, nas esferas locais, regionais, nacionais e internacionais, no que tange à produção, circulação e manutenção de projetos envolvendo Responsabilidade Socioambiental, em um espiral sistêmico que permite a constante produção de inovações no setor e a aplicação nas comunidades locais e regionais. O Programa também atende a grupos que demandam projetos educacionais comunitários, promovendo ações socioeducacionais como:

A Responsabilidade Social desenvolvida pela FADISMA é plural, sistêmica e sustentável.

Plural porque se compromete com os mais diversos patamares sociais sem desconsiderar as diferenças que permeiam estas comunidades, atuado nos setores público e privado e na sociedade civil.

O caráter sistêmico deve-se à constante comunicação entre as atividades educacionais (ensino) e a prática do cotidiano (extensão), por meio de ações comprometidas com as comunidades de abrangência da FADISMA. Tal relação é cuidadosamente analisada com o reconhecimento das peculiaridades regionais e características específicas das populações locais (pesquisa).

Por sua vez, o conceito de sustentabilidade é imprescindível para a compreensão das práticas de Responsabilidade Social capazes de reconhecerem e desenvolverem potencialidades sem perder de vista o comprometimento com um meio ambiente equilibrado para as presentes e futuras gerações.

VOLTAR
© 2015. FADISMA. Todos os direitos reservados. beagle ship criacao sites