Fadisma - Faculdade de Direito de Santa Maria

Institucional

Programas

Assim como ocorre na seara de projetos, a Instituição cresce diariamente, realizando uma diversidade de ações. Os programas abaixo representam parte do total. Confira:

Semana Interna de Prevenção Acidentes do Trabalho (Sipat)

Trata-se de um programa contínuo de aprimoramento de normas de segurança no trabalho, prevenção de acidentes e saúde do trabalhador. São desenvolvidas atividades (palestras, capacitações, treinamentos, entre outras) envolvendo os colaboradores, com o objetivo de promover a conscientização e a dinâmica organizacional adequada.

Da Colaboratividade aos Valores Sociais em Rede

 É um programa de ensino, pesquisa e extensão caracterizado pela motivação temática “a internet à serviço da sociedade”.

Com dois ciclos formativos (semestres letivos) regulares, o Programa forma sêniors a partir de uma busca constante que alia alunos regulares conscientes da importância da cidadania e de sua conexão com o Direito e com as  Ciências Contábeis; egressos dispostos a compartilhar, de modo voluntário, seu saber com a comunidade e professores dinâmicos, capazes de tornar acessível aquilo que é norma e código, para aproximar cidadãos – entre eles, os das searas de atuação da Faculdade e de seu potencial social. Uma rígida seleção, que vai além de pré-requisitos acadêmicos, considerando também competências e habilidades, promove o desenvolvimento pessoal e a liderança e, por conseguinte, a aptidão para a gestão.

O Programa envolve projetos como o Nossa Santa Maria, um sistema georreferenciado de problemas do Município, que serve de banco de dados e objetos de pesquisa e extensão a uma diversidade de eixos de ação; o Mirante, rede universitária de experiências, que deverá envolver a Rede Latino-americana de Faculdades e Escolas de Direito e o Operadores do Bem, grupo de extensão voltado ao atendimento de necessidades específicas locais.

O Programa, a partir dos seus projetos e, em especial, dos ciclos formativos que envolvem uma série de capacitações e experiências, a começar pela própria seleção diferenciada, tem como lema pensar global e agir localmente.

Academia Estadual de Guardas Municipais do Rio Grande do Sul

É uma iniciativa do Município de Esteio, da Associação de Secretários e Gestores Municipais de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Agmusp), do Consórcio Metropolitano, que contou com o apoio técnico e financeiro do Fundo Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, e que teve por objetivo a formação e capacitação de 1560 guardas municipais do Estado do Rio Grande do Sul, nos marcos da Matriz Curricular Nacional da Senasp. O Curso de Formação de Guardas Municipais é coordenado pela FADISMA.

Programa de Atendimento Psicopedagógico

As Professoras Iara da Silva Ferrão e Gaziela Oliveira Cezne gestionam um espaço de acolhimento e escuta para aqueles alunos que desejam, voluntariamente, atendimento para auxiliar na identificação e superação de questões psicológicas que podem afetar o seu aprendizado.

O objetivo é estimular a permanência do aluno na Instituição fazendo com que o mesmo obtenha um bom desempenho durante sua jornada acadêmica. O programa foi implementado para que os alunos interessados possam ter acompanhamento psicopedagógico do ingresso até sua colocação no mercado de trabalho.

Os atendimentos devem ser previamente agendados através do e-mail apoiopsicopedagogico@fadisma.com.br. O horário de atendimento da Professora Iara Ferrão é as quintas-feiras, das 17h às 19h, e a Professora Graziela Cezne atende as sextas-feiras, das 08h30min às 10h30min.

O Projeto conta com o apoio das Coordenações dos Cursos de Direito e Ciências Contábeis.

 



VOLTAR
© 2015. FADISMA. Todos os direitos reservados. beagle ship criacao sites