Fadisma - Faculdade de Direito de Santa Maria

Institucional

Programas

Assim como ocorre na seara de projetos, a Instituição cresce diariamente, realizando uma diversidade de ações. Os programas abaixo representam parte do total. Confira:

Programa de Apoio Psicopedagógico e Inclusão (PAPI)

Possibilitando inclusão e permanência e atento a fragilidades diversas, o Programa contempla não só alunos, mas também colaboradores da casa. Aos discentes, o Apoio representa a oferta de um espaço de acolhimento, reflexão, intervenção e/ou encaminhamento, de forma colaborativa e prevendo incentivar a autonomia.

A expectativa é acompanhar o desenvolvimento dos discentes a partir do momento de seu ingresso na FADISMA, durante o seu desenvolvimento acadêmico, bem como no processo de finalização do curso escolhido e sua preparação para o mercado de trabalho – tudo isso levando em conta seus aspectos emocionais e cognitivos.

Outra meta é acolher e encaminhar soluções para os discentes que apresentem problemas na organização, na gestão das aprendizagens, nos métodos de estudo, promovendo a dinâmica de aprendizagem, os hábitos e a rotina de estudos.

Aos colaboradores, por sua vez, a oportunidade representa ir além da produtividade, legitimando nossa preocupação com a condição socioemocional funcional de cada um.

Como utilizar?

Para realizar um atendimento junto ao PAPI, é preciso o agendamento prévio através do e-mail papi@fadisma.com.br e contemplarão, no máximo, 5 encontros, no tempo de 30 minutos. O local para desenvolvimento das atividades será a Sala do Apoio Psicopedagógico, localizada no térreo da Instituição.

O enquadre terapêutico, apesar de se caracterizar pelo serviço de apoio e escuta, mais do que pelo tratamento psicológico propriamente dito, seguirá os moldes da clínica psicológica, assegurando o sigilo das informações e relatos prestados pelos pacientes, a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, considerando as normas do Código de Ética do Profissional Psicólogo.

O diagnóstico, intervenção, indicação de necessidade, frequência, continuidade dos atendimentos, encaminhamentos e relatórios serão de responsabilidade da psicóloga Anniele Rosinski da Silva e da também psicóloga e docente do curso de Ciências Contábeis, responsável pela disciplina de Psicologia Organizacional, prof. Lize Calvano.

Semana Interna de Prevenção Acidentes do Trabalho (Sipat)

Trata-se de um programa contínuo de aprimoramento de normas de segurança no trabalho, prevenção de acidentes e saúde do trabalhador. São desenvolvidas atividades (palestras, capacitações, treinamentos, entre outras) envolvendo os colaboradores, com o objetivo de promover a conscientização e a dinâmica organizacional adequada.

Da Colaboratividade aos Valores Sociais em Rede

É um programa de ensino, pesquisa e extensão caracterizado pela motivação temática “a internet à serviço da sociedade”.

Com dois ciclos formativos (semestres letivos) regulares, o Programa forma sêniors a partir de uma busca constante que alia alunos regulares conscientes da importância da cidadania e de sua conexão com o Direito e com as Ciências Contábeis; egressos dispostos a compartilhar, de modo voluntário, seu saber com a comunidade e professores dinâmicos, capazes de tornar acessível aquilo que é norma e código, para aproximar cidadãos – entre eles, os das searas de atuação da Faculdade e de seu potencial social. Uma rígida seleção, que vai além de pré-requisitos acadêmicos, considerando também competências e habilidades, promove o desenvolvimento pessoal e a liderança e, por conseguinte, a aptidão para a gestão.

O Programa envolve projetos como o Nossa Santa Maria, um sistema georreferenciado de problemas do Município, que serve de banco de dados e objetos de pesquisa e extensão a uma diversidade de eixos de ação; o Mirante, rede universitária de experiências, que deverá envolver a Rede Latino-americana de Faculdades e Escolas de Direito e o Operadores do Bem, grupo de extensão voltado ao atendimento de necessidades específicas locais.

O Programa, a partir dos seus projetos e, em especial, dos ciclos formativos que envolvem uma série de capacitações e experiências, a começar pela própria seleção diferenciada, tem como lema pensar global e agir localmente.

Academia Estadual de Guardas Municipais do Rio Grande do Sul

É uma iniciativa do Município de Esteio, da Associação de Secretários e Gestores Municipais de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Agmusp), do Consórcio Metropolitano, que contou com o apoio técnico e financeiro do Fundo Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, e que teve por objetivo a formação e capacitação de 1560 guardas municipais do Estado do Rio Grande do Sul, nos marcos da Matriz Curricular Nacional da Senasp. O Curso de Formação de Guardas Municipais é coordenado pela FADISMA.

VOLTAR
© 2015. FADISMA. Todos os direitos reservados. beagle ship criacao sites