FADISMA - Notícias - 5 dúvidas frequentes sobre Prouni

Fadisma - Faculdade de Direito de Santa Maria

Notícias

Central de Notícias

5 dúvidas frequentes sobre Prouni

5 dúvidas frequentes sobre Prouni

  •  

Selecionamos as principais dúvidas enfrentadas pelos candidatos

Após as alterações feitas pelo Ministério da Educação (MEC), o Programa Universidade para Todos (Prouni) abrirá suas inscrições na próxima quinta-feira (31). Ano após ano, diversas são as dificuldades enfrentados por candidatos na hora de realizar a inscrição. Com isso em mente, separamos as 5 dúvidas mais frequentes no processo de inscrição. Confira!

1 - Qual o prazo de inscrição e onde fazer?

Em função da instabilidade enfrentada por usuários na plataforma do Sisu 2019, o MEC se viu obrigado a adiar o cronograma dos demais programas educacionais ofertados pelo governo, sendo o Prouni um deles. O novo prazo de inscrições inicia em 31/01 e vai até 03/02, através do site http://prouniportal.mec.gov.br/.

2 - Que tipos de bolsas são ofertadas? E na FADISMA?

O Prouni oferta duas bolsas – integral e 50% de desconto. Ambas estão condicionadas a realidade financeira do candidato, sendo a integral destinada a estudantes com renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio. Já a de 50% contempla estudantes com renda familiar por pessoa de até três salários mínimos. Na FADISMA, as 19 bolsas ofertadas via Prouni são integrais, sendo 02 para Direito diurno, 01 para Direito noturno e 16 para Ciências Contábeis – curso somente noturno.

3 - Como calcular a renda para saber qual bolsa tenho direito?

A fórmula é simples: soma-se a renda bruta de cada membro da família que reside no mesmo domicílio e divide-se pelo número de pessoas que formam este grupo familiar. Se o resultado for até um salário mínimo e meio, o estudante poderá concorrer a uma bolsa integral. Se o resultado for maior que um salário mínimo e meio e menor ou igual a três salários mínimos, o estudante poderá concorrer a uma bolsa parcial de 50%.

4 - Há uma nota mínima para pleitear uma bolsa?

Sim. A nota mínima para requerer uma bolsa de estudos via Prouni é de 450 pontos de média no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para calcular a média, deve-se somar as notas obtidas em todas as áreas da prova, inclusive a nota da redação, e dividir por cinco. A nota zero na redação impossibilita o candidato de participar do Prouni.

5 - Existem outros requisitos para se candidatar a uma bolsa?

Sim. Além de ter conquistado uma média superior a 450 pontos no Enem e atender os requisitos de renda por pessoa, o candidato precisa se enquadrar em algum dos seguintes casos: a) ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública; b) ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; c) ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral na instituição privada; d) ser pessoa com deficiência; e) ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Nesses casos a renda não é considerada.

Ficou com alguma dúvida?

Todos os prazos, documentação necessária e outras dúvidas frequentes podem ser consultadas através do Portal do Prouni.

A FADISMA também se coloca à disposição para tirar quaisquer dúvidas que você tiver sobre os cursos aqui ofertados. Você pode enviar um e-mail para comunicacao@fadisma.com.br ou pelo telefone (55) 3220-2500.

 

Unidade de Comunicação

comunicacao@fadisma.com.br

Notícias Recentes

Categorias

Arquivo

VOLTAR
© 2015. FADISMA. Todos os direitos reservados. beagle ship criacao sites