Acadêmico realiza Estágio Visita no Congresso Federal

Luis Ardemio acompanhou uma semana de atividades em Brasília

Periodicamente, o Congresso Federal promove diferentes tipos de programas de estágio voltado a diversos públicos – um deles é o Estágio Visita, onde o participante vivencia as atividades parlamentares durante cinco dias, absorvendo conhecimento teórico e prático, em especial, sobre a Câmara dos Deputados.

Entre os dias 22 e 26 de abril, o acadêmico do sétimo semestre do curso de Direito, Luis Ardemio Brum, vivenciou do referido programa. Ele e outros universitários participaram de palestras, debates e visitaram as instalações do Poder Legislativo.

“Participei de eventos como o Programa Ocupação da TV Câmara e o Programa Direto das Comissões; além de palestras sobre Movimentos Sociais, Participação Política, Papel do Parlamento. Também tive a oportunidade de acompanhar a disputadíssima reunião da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania que discutia a Reforma da Previdência”, conta Luis.

Além das atividades de acompanhamento in loco, existem práticas propostas pelo programa de estágio. Uma delas é uma simulação de uma Comissão Parlamentar, onde os visitantes têm a missão de analisar uma pauta que está em voga na Câmara dos Deputados.

“Tive a oportunidade de participar da discussão da Proposta de Emenda à Constituição nº 77-A de 2003, que versa sobre o Sistema Eleitoral e a Reforma Política. As discussões sobre o tema, com a supervisão de assessores legislativos foram enriquecedoras, contando com opinião de alunos-estagiários representando todas as regiões do Brasil e proporcionando condições de conhecer as mais diversas opiniões em razão do pluralismo cultural dos debatedores.”

Por fim, os universitários realizaram uma visita guiada no Supremo Tribunal Federal, onde conheceram a história da suprema corte, bem como suas dependências.

“Foi uma grande experiência de aprendizado. Excepcional. Para aqueles que tenham interesse em se aprofundar nos conhecimentos sobre a política brasileira, fica minha recomendação.”

Para saber mais sobre o Estágio Visita e outros programas ofertados pelo Congresso, clique aqui.

 

Unidade de Comunicação

[email protected]

 
Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.

    Política de Privacidade