Conhecimento e novas experiências: alunas da UCA falam sobre vinda ao Brasil

Categorias:
NEDI
,

Grupo participa do Curso Internacional de Curta Duração

A relação entre FADISMA e a Facultad Teresa de Ávila, da Pontificia Universidad Católica Argentina (UCA) se fortifica a cada ano. O acordo de cooperação mútua, bem como os Intercâmbios de Curta Duração propostos pelas Instituições, possibilita aos alunos de ambas buscar conhecimento em um ambiente novo, com colegas estrangeiros e com diferentes professores.

Para 2018, foram programadas duas edições do Intercâmbio. Em junho, recebemos o primeiro grupo de estudantes argentinos, para o Curso Internacional de Curta Duração focado em Direito. Agora, pela primeira vez desde o início das atividades conjuntas entre FADISMA e UCA, o Curso Internacional de Curta Duração foi totalmente pensado para aos alunos de Ciências Contábeis.

Assim como foi relatado por Nico Vettori, aluno da turma de junho, as novas visitantes têm adorado a cidade e sua estadia por aqui. María Carolina Zufiaurre, aluna do curso de Contábeis da UCA, se disse encantada com Santa Maria e com a receptividade da turma.

“A cidade é muito amável! Todo mundo é muito caloroso, expressivo. É como nós latinos somos, com muitos abraços, sorrisos. Todos nos cumprimentam felizes e querem saber se estamos bem aqui, se estamos gostando das atividades.”

Para ela, a experiência é válida por todo o contexto e pela qualidade do conteúdo ofertado em sala de aula.

“É uma grande experiência, dentro e fora da sala. Os temas abordados são parecidos, por se tratar de contabilidade, mas muito interessantes. Com certeza recomendaria para os colegas. Pela experiência, pelo aprendizado e por poder se relacionar com pessoas diferentes.”

Eliana, Camila, Brenda, Evelyn e María Carolina

 

Para Brenda Herdt, mais uma do grupo de quatro alunas, um ponto alto da estadia até aqui foi a recepção preparada pelas colegas brasileiras do curso de Ciências Contábeis.

“No dia que chegamos elas estavam lá na rodoviária, com plaquinhas, foi muito divertido. Quando você chega em uma cidade estranha, em outro país, mas tem uma recepção como essa, tudo fica mais fácil, mais leve.”

Grupo de alunas da UCA na chegada à Santa Maria

 

Uma das responsáveis pela recepção das visitantes argentinas, a aluna do curso de Ciências Contábeis da FADISMA, Ellen Debastiani, afirmou que a comunicação tem sido uma barreira divertida de transpor.

“O convívio com as gurias está sendo melhor do que o esperado. Elas são muito divertidas e comunicativas. O espanhol causa uma certa dificuldade, mas a Carolina (uma das intercambistas) fala um pouco de português, então facilita a comunicação. É uma troca de experiências muito proveitosa e divertida para todas.”

Ellen, inclusive, será uma das estudantes que irá representar a FADISMA na segunda etapa do Curso Internacional de Curta Duração, a ser realizada na UCA. Além dela, outras três estudantes do curso irão participar: Ana Glória Rosa, Kallynca Lima e Lauriane Streck.

“Eu e as gurias estamos muito ansiosas para ir à Argentina! Será um prazer conhecer de perto uma cultura tão rica. Estamos muito felizes em ter a oportunidade de realizar esse intercâmbio, conhecer outro país e trocar experiências. Queria agradecer à Coordenação do curso e à professora Cristiane Pauli, Coordenadora do Núcleo de Direito Internacional, que esteve à frente do processo junto da Coordenação.”

O Curso Internacional de Curta Duração, etapa Brasil, encerra na sexta-feira. A etapa a ser realizada na Argentina ocorrerá entre os dias 28/10 e 03/11, na UCA.

 

Unidade de Comunicação

[email protected]

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.

    Política de Privacidade