Consórcio internacional sobre segurança cidadã realiza última reunião

FADISMA integrava time com outras três Instituições

O consórcio formado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), John Jay College, Universidade do Chile e FADISMA realizou seu último encontro durante a semana passada, em Santiago, no Chile. O grupo de Instituições foi responsável pela criação do “Curso de Líderes para la Gestión em Seguridad Ciudadana y Justicia”.

Entre os dias 17 e 19 de junho, o professor Eduardo Pazinato, junto ao Coordenador de Núcleos e Projetos, Joel Fiegenbaum, representaram a FADISMA no encontro entre os membros do consórcio que selou o trabalho realizado ao longo dos últimos anos.

Em dezembro, o curso realizou sua etapa presencial nos Estados Unidos, na sede da John Jay College, em Nova York, bem como na sede da Polícia de NY, uma das mais desenvolvidas do mundo.

“A avaliação do trabalho junto ao consórcio é muito positiva. A atualização em relação aos temas ligados à segurança cidadã, a abertura para diálogo com professores e profissionais de diferentes países, bem como o feedback positivo dos participantes engrandece o projeto”, relata Pazinato.

Em entrevista outrora publicada no site da FADISMA, o professor ressalta a importância do olhar internacional da Instituição sobre temas tão importantes quanto a segurança cidadã.

“A FADISMA nasceu com um forte apelo à internacionalização. O consórcio nos permitirá fortalecer o intercâmbio de pesquisas aplicadas desde o Brasil para esses países, bem como, a médio prazo, deverá ensejar a criação de mais um intercâmbio discente e docente, desta feita para a cosmopolita Nova Iorque (EUA)”.

Durante a primeira fase, realizada em 2018, participaram mais de 100 pessoas oriundas de 17 países da América Latina e Caribe – dentre eles Secretários de Estado, Ministros da Justiça, policiais graduados, entre outros. A turma de brasileiros conta com gestores do Ministério Extraordinário da Segurança Pública e da Polícia Rodoviária Federal. As aulas foram ministradas online em inglês e espanhol.

Previsto no cronograma do consórcio, o encontro realizado no Chile durante a última semana discutiu a execução do projeto como um todo, objetivos e resultados. O trabalho resultou na obra “Memórias do curso de Líderes para la Gestión em Seguridad Ciudadana y Justicia”.

O livro terá duzentos exemplares, divididos entre as Instituições participantes do consórcio, disponibilizados em versão que contempla o conteúdo em inglês e espanhol.

Ainda, em uma segunda fase, está previsto para setembro o lançamento de uma versão online e gratuita do curso, que selecionará os melhores projetos para realização de visitas guiadas em Washington, nos Estados Unidos.

A obra, as visitas e a realização do consórcio se deram através de recursos do BID.

 

Unidade de Comunicação

[email protected]

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.

    Política de Privacidade