Defensoria Pública foi tema do 3º Upgrade Nuppe

Atividade contou com a presença de Henrique Guimarães Azevedo

Em sua terceira edição, o projeto Upgrade Nuppe contou com mais uma tarde cheia de experiências e conhecimento compartilhados. O Defensor Público Henrique Guimarães Azevedo falou para alunos de variados semestres do curso de Direito – em pauta, sua trajetória como concurseiro até a atuação na Defensoria Pública.

Henrique ressaltou os esforços feitos durante e após a graduação, período em que buscou a aprovação em diversos concursos. Segundo ele, a rotina de estudos foi tomada como trabalho, seguindo uma carga horária diária de oito horas.

Com sotaque carioca, Henrique compartilhou experiências diversas com os alunos

 

“Quem quer passar, precisa ter uma relação acentuada com a cadeira e a mesa de estudos. No meu caso, eram oito horas diárias. Tive a felicidade de contar com o apoio financeiro do meu irmão, para que pudesse me dedicar integralmente, como um trabalho, aos estudos. Depois de dois anos, nunca fiquei fora dos primeiros dez colocados.”

O Defensor Público conta que, antes de conseguir a atual colocação profissional, atuou como advogado da Petrobrás, na área tributária.

“Durante a graduação, tinha um professor que era advogado da Petrobras. Olhava pra ele e pensava, que cara sensacional. Quero ser que nem ele. Quando consegui a aprovação e comecei a atuar, vi que não era aquilo que eu imaginava. Larguei e fui atrás do que sonhava, defender pessoas e ter uma estabilidade de carreira. Logo, pensei: Defensoria Pública.”

Ainda, Henrique aproveitou para dar um conselho aos estudantes, especialmente aqueles que ainda estão nos semestres iniciais do curso.

“Estudem desde o começo. Todos os semestres. Não deixem pra estudar só na hora de passar no Exame da OAB ou para as provas. A diferença, lá na frente, estará em quem fez uma boa base de conhecimentos durante toda a graduação. Isso vai facilitar muito na trajetória daqueles que querem seguir na área dos concursos públicos.”

Formato intimista privilegia a troca de ideias

 

A atividade proposta pelo Nuppe, sob Coordenação do professor Pietro Dal Forno, também contou com a presença do Coordenador do curso de Direito, prof. Lucas Righi, e da Coordenadora da CINPER, prof. Candisse Schirmer.

 

Unidade de Comunicação

[email protected]

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.

    Política de Privacidade