Docentes da UFMT e Unisinos somam em time de Governança

Categorias:
Pós Graduação
,

A Pós-Graduação em Governança Empresarial e Tributária abarcará entre suas diversas disciplinas a Governança em Negócios e Custos. Para ministrá-la, a FADISMA contará com o conhecimento e a experiência da professora Clébia Ciupak, docente da Universidade Federal do Mato Grosso.

Sua trajetória iniciou na Unicruz (RS), quando em 2004 formou-se em Ciências Contábeis. Depois da formatura, foram diversas qualificações, em especial o mestrado em Contabilidade pela Unisinos (RS) e o doutorado em Administração pela Uninove (SP). Concomitante à qualificação docente, Clébia passou por especializações em Gestão Pública, Uned (MT), e Gestão Financeira, Unijuí (RS).

Desde 2010 atua como professora efetiva da Universidade Federal de Mato Grosso, no campus de Cuiabá-MT. Em Cuiabá, atua como vice-coordenadora da Pós-Graduação em Auditoria e Controladoria Empresarial, afirmada após cinco edições, e como coordenadora da Pós-Graduação em Gestão Tributária e Perícia Contábil.

Sua trajetória profissional também é destaque, no currículo constam atuação em escritório de contabilidade, na SLC John Deere – multinacional fabricante de máquinas agrícolas; e pelo Banco Bradesco.

No rol de conhecimentos e experiências abordadas em Governança em Negócios e Custos, alguns foram elencados pela professora. 

“Iremos analisar e estudar, na prática, como a correta determinação de custos em empresas industriais, comerciais e de serviços, impactam resultados e tomadas de decisões em ambientes de negócios. Também iremos demonstrar como os gestores podem detectar a existência de custos ocultos e custos de oportunidade no dia a dia empresarial”.

Humberto Girardi

Já a disciplina de Governança Corporativa será ministrada pelo professor Humberto Girardi, vindo da UNISINOS.

No currículo, uma graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestrado em Administração de empresas pela PUC-RJ. A experiência acadêmica soma-se aos mais de 30 anos de experiência profissional em Governança Empresarial e orientação estratégica, sendo precursor na temática da governança orientada à gestão, com registro de Auditor qualificado no CNAI – Cadastro Nacional de Auditores Independentes.

A disciplina de Governança Corporativa apresentará e promoverá reflexões a respeito dos princípios e das boas práticas da governança, suas origens, sua função, importância e aplicabilidade em empresas de todos os portes. A ideia central é despertar nos alunos como a governança contribui para a elevação da reputação da empresa, agregar valor ao negócio e criar reconhecimento de todas as partes relacionadas com a organização. 
 
“O melhor entendimento dos conceitos de governança empresarial proporciona maior transparência nas relações da empresa com seus investidores, clientes, fornecedores, colaboradores, governo e sociedade em geral. Transparência, senso de justiça, responsabilidade e prestação de contas são os pilares que sustentam as boas práticas de governança aplicáveis às empresas de todos os portes” – explica o professor.

Em breve, novos nomes serão apresentados!

 

Unidade de Comunicação

[email protected]

 

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.

    Política de Privacidade