FADISMA está entre as IES de Santa Maria que manterão o FIES em 2018

Categorias:
Destaque
,
FADISMA Informa
,
Graduação
,
Institucional
,
Oportunidades
,

Instituição confirma permanência como uma aposta social

e aguarda a oferta de vagas indicada pelo MEC.

 

As novas regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), válidas para os contratos firmados a partir do primeiro semestre de 2018, impactaram o cenário estudantil nacional. No Rio Grande do Sul, algumas Instituições de Ensino Superior (IES) comunicaram publicamente o rompimento com o financiamento em seu novo modelo.

Não é o caso da FADISMA. A Instituição renovou o seu credenciamento junto ao programa governamental, avaliando como positivas, especialmente para os alunos, as reformulações feitas pelo Governo Federal. A manutenção do programa permite que os estudantes utilizem dessa forma como uma das possibilidades de acesso ao Ensino Superior.

Para a FADISMA a participação no programa é uma aposta social, ressalta o Diretor Geral, Eduardo de Assis Brasil Rocha: “A Instituição já fez a sua solicitação de vagas junto ao programa e tão logo da indicação do número a ser ofertado pelo MEC vai socializar em seus canais e contribuir da melhor forma possível com orientação aos interessados”.

Rocha ainda destaca que a mantenedora avalia como muito importantes as características do novo programa, com juros zero aos alunos que mais precisam, maior prazo para pagamento e maior transparência.

A nova versão do FIES tem três modalidades de crédito:

  • Fies 1: voltada para estudantes com renda familiar per capita de até três salários, com juro zero.
  • Fies 2: para alunos com renda familiar per capita de até cinco salários mínimos. Será destinada a estudantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
  • Fies 3: oferecido por meio dos bancos privados para estudantes de todo o país com renda familiar per capita mensal de até cinco salários mínimos.

A Direção aposta na primeira modalidade, onde o financiamento estudantil é ofertado diretamente pelo governo para o estudante. O baixo custo foi o elemento decisório para o posicionamento da FADISMA. “O Fies ofertará financiamento para o aluno com faixa de renda familiar per capita de até três salários mínimos e terá o auxílio do Fundo Garantidor, que será composto de um aporte da União e de aportes das Instituições de Ensino”.

O Apoio Estudantil aos ingressantes é questão fundamental à FADISMA. A IES acompanha atenta todo o processo de reformulação do programa, bem como, naturalmente, o diálogo entre todos os envolvidos. Dado o novo formato do programa, também considera importante a operacionalização acima de qualquer crítica. “Nós trabalhamos ativamente por opções e novas alternativas aos candidatos e estudantes da Instituição, de modo a seguir nossa missão institucional de Educar Sempre. Acreditamos que o Novo Fies deverá aumentar o potencial de crescimento de novas vagas, com a disponibilização de mais crédito para os estudantes”, diz Rocha.

O Diretor acredita, fundamentalmente, no papel social das IES em incentivar alternativas que promovam o acesso ao ensino e, por conseguinte, o desenvolvimento do país. “Estamos bem posicionados e estruturados, cumprimos os requisitos para o mantermos o credenciamento ao programa e estamos preparados para priorizar acesso à sustentabilidade. Nossa perspectiva com o anúncio de vagas pelo MEC é, além de orientar os potenciais candidatos sempre que demandados, contribuir com a sua formação e avaliar a cada estágio do programa seus limites e potencialidades”, finaliza o Diretor.

A FADISMA conta atualmente com 524 contratos vigentes pelo Fies.

O que mudou, como funciona, legislação e outras informações podem ser encontradas no site do programa. E a Faculdade está à disposição do público para quaisquer ajuda no acesso a informação pelo e-mail [email protected].

Outras oportunidades

A FADISMA está com editais abertos para inscrições em outras formas de ingresso até dia 09 de março. Oportunidade para estudantes que perderam o vestibular, portador de diploma, reingresso, aluno especial e transferência são as modalidades ofertadas. Para essas opções, oferece crédito próprio, autorizando o aluno a cursar a sua graduação mediante o pagamento de somente 50% do valor da mensalidade, sendo o restante pago somente depois de formado no mesmo prazo do benefício recebido.

A Instituição mantém, ainda, o Programa Bolsa Contábeis que concede aos alunos do Curso de Ciências Contábeis bolsas educacionais de até 70% do valor da mensalidade. O Curso de Direito possui também um programa de descontos para os ingressantes. E a FADISMA contempla descontos para categorias profissionais diversas com a concessão de descontos na semestralidade para os alunos e seus dependentes. Outras informações sobre podem ser consultadas aqui.

 

Unidade de Comunicação

[email protected]

 

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.

    Política de Privacidade