FADISMA - Notícias - FADISMA volta atender pelo Programa de Atendimento Psicopedagógico

Fadisma - Faculdade de Direito de Santa Maria

Notícias

Central de Notícias

FADISMA volta atender pelo Programa de Atendimento Psicopedagógico

FADISMA volta atender pelo Programa de Atendimento Psicopedagógico

  • Institucional, Destaque

O programa agora também é oferecido a colaboradores e docentes.

Psicopedagogia não é uma palavra grega, embora para muitos possa soar estranhamente. Psicopedagogia é uma área do conhecimento que estuda como as pessoas constroem o conhecimento ou, ainda, como ocorre esse processo dentro de cada indivíduo. O seu objetivo é identificar possíveis pontos que possam estar freando o aprendizado para atuar de maneira preventiva.

Entendido isso, a Comunicação Institucional procurou a Professora e psicóloga da IES, Graziela Miolo Cezne, para falar um pouco sobre o Programa de Atendimento Psicopedagógico que a FADISMA oferece a toda comunidade acadêmica e, também, agora extensivo aos seus colaboradores e docentes. A partir das ideias e troca de informações com a professora, também será possível verificar quais situações requerem maior atenção e cuidado.

O Programa é um espaço de acolhimento e escuta a todos que desejam voluntariamente atendimento psicopedagógico para auxiliar na identificação e superação de questões psicológicas que podem afetar o aprendizado, no caso do aluno, e o desenvolvimento profissional dos colaboradores, por exemplo. O objetivo é fazer com que todos tenham bons resultados durante suas jornadas, seja de estudo ou trabalho.

Os docentes da nossa IES também recebem apoio do programa. A Professora Graziela explica que o objetivo é o direcionamento da saúde mental no ambiente acadêmico. “Nossos professores têm buscado o programa na solicitação de orientações de como proceder em casos específicos”. A professora explica ainda que o programa tem a intenção de ser um pano de fundo no aspecto metodológico da formação continuada. “A troca com os colegas tem sido contínua, na busca de aprimoramento e capacitação das atividades desenvolvidas em sala de aula, incluindo a troca interpessoal com os alunos”.

No bate-papo que teve com o setor de Comunicação da IES, a Professora ainda destacou os encontros e reuniões que são realizados periodicamente com as coordenações de curso para discussão das atividades desenvolvidas com os alunos. Segundo ela, os docentes da casa estão sempre em busca do aprimoramento de recursos para facilitar e desenvolver habilidades junto aos acadêmicos em formação. E nesse contexto a psicologia tem muito a contribuir, seja por meio de suas orientações, aconselhamentos, reflexões e encaminhamentos: “A psicologia objetiva auxiliar as pessoas na busca pela qualidade de vida. O mundo precisa de profissionais que sejam capazes de refletir sobre ética e saúde das relações, para além das suas habilidades técnicas”, destaca a professora.

Em resumo, segunda a docente, a educação não diz respeito apenas aos aspectos pedagógicos e técnicos, mas também à qualidade do aprendizado, bem como o desenvolvimento de habilidades psicológicas importantes, como a criatividade, o trabalho em grupo, a capacidade de tratamento e resolução de conflitos, entre outras.

E como descobrir se algo está afetando o seu desenvolvimento acadêmico ou profissional?

A Professora Graziela passou algumas dicas de situações que merecem uma atenção especial. Segunda ela, a procura por atendimento vem das mais diversas situações, desde a procura em função de cobranças sociais exacerbadas, como ter que corresponder a um padrão de sucesso profissional e pessoal, que desencadeiam em crises de ansiedade, até dificuldades específicas de aprendizagem. “Não são sintomas únicos, mas pode-se dizer que a procura pelo atendimento surge quando o próprio sujeito vê-se em sofrimento, dentro de diversas situações e graus. É como se o seu comportamento passasse a ser destoante do contexto externo”.

Outros exemplos são de pessoas que estão passando por dificuldades fora do ambiente acadêmico ou de trabalho, que acabam, segundo a professora, por reverberar em dificuldades de manter suas atividades.

A docente ainda comentou de um modelo de intervenção acadêmica que vem sendo realizada com as turmas que estão chegando na Instituição. A intenção, segundo ela, é promover o trabalho em grupo, para que este facilite o trânsito, a convivência e o desempenho pessoal. “Vivemos em sociedade, a convivência é necessária, mas às vezes pela diversidade cultural, etária e técnica, surgem conflitos”.

Vale saber!

Para os interessados, é possível marcar uma agenda com a Professora Graziela. Os atendimentos são realizados sempre às terças, das 19h às 20h30, na IES. O e-mail para agendamentos é graziela.cezne@fadisma.com.br. Além disso, são feitas reuniões com as coordenações, com docentes e intervenções em grupo, sempre que necessário. 

Mais sobre a professora: Graziela Oliveira Miolo Cezne é graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Franciscano. É Especialista em Clínica Psicanalítica pela Universidade de Santa Cruz e Mestre em Psicologia Clínica da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente mantém atividades junto ao Centro Universitário Franciscano, como docente dos Cursos de Psicologia e Direito. Ministra a disciplina optativa de Psicologia Aplicada ao Direito na FADISMA. Também atua como supervisora de estágio na Ênfase de Psicologia Comunitária e do Laboratório de Práticas em Psicologia do Centro Universitário Franciscano. É membro da Diretoria do Instituto Brasileiro de Direito de Família- IBDFAM-Núcleo Santa Maria. Mantém atividades como psicóloga de orientação psicanalítica em consultório particular. Atualmente mantém interesse em pesquisas sobre Psicanálise, Psicopatologia das Relações Familiares, Direito, Política, Subjetividades Contemporâneas e Intervenções psicanalíticas.

 

 

Coordenação de Comunicação

comunicacao@fadisma.com.br

 

Notícias Recentes

Categorias

Arquivo

VOLTAR
© 2015. FADISMA. Todos os direitos reservados. beagle ship criacao sites