FADISMA - Notícias - Mais uma egressa retorna. Agora como docente!

Fadisma - Faculdade de Direito de Santa Maria

Notícias

Central de Notícias

Mais uma egressa retorna. Agora como docente!

Mais uma egressa retorna. Agora como docente!

  • Direito, Destaque, NEDI, Direito Internacional

Professora e Coordenadora do NEDI tem reconhecida atuação internacional

Em mais de onze anos de atividade na seara da Educação, a FADISMA já diplomou muitos alunos que por aqui iniciaram sua trajetória profissional. Hoje, eles se encontram espalhados pelo mundo exercendo as mais distintas funções do seu campo de atuação. Um exemplo inspirador é o da egressa Carmela Marcuzzo do Canto Cavalheiro que recentemente retornou para a Instituição como Professora e Coordenadora do Núcleo de Estudos de Direito Internacional (NEDI). Em entrevista ao setor de comunicação, ela contou detalhes de sua vida na Holanda e no Brasil.

Carmela escolheu o Direito por razões um pouco inusitadas. O seu interesse foi despertado após seu regresso da Holanda, país onde cursou sua graduação em História/Estudos Latino Americanos e mestrado em História Contemporânea, ambos pela Universidade de Leiden. Decidida a retornar ao Brasil, Carmela achou importante ter uma graduação reconhecida em território nacional. A opção pelo Curso de Direito partiu do seu interesse em melhor conhecer a legislação brasileira e pela sua experiência internacional. “O sistema jurídico brasileiro é bastante complexo para a compreensão de um holandês, ou outros estrangeiros. Por essa razão encontrei no Direito a forma de ampliar o meu diálogo”.

Depois de decidir pela segunda graduação, Carmela não teve dúvidas em escolher a FADISMA devido a sua atrativa grade de disciplinas relacionadas ao Direito Internacional. Foi em 2012 que retomou sua rotina acadêmica depois de ter solicitado transferência do Rio de Janeiro para o coração do Rio Grande do Sul.

Para a hoje Professora da casa, “as faculdade de Direito no Brasil ainda apresentam uma grade conservadora em descompasso com o sistema internacional e com a projeção internacional do Brasil no século XXI. A FADISMA oferta o maior número de disciplinas da área de Direito Internacional, além de Direito Internacional Público e Direito Internacional Privado, apresenta disciplinas como Contratos Internacionais, Organizações Internacionais e Direito Comunitário e da Integração”.

Antes mesmo de retornar ao Brasil, mais especificamente, ao Coração do Rio Grande do Sul, Carmela havia iniciado suas atividades profissionais como estagiária do Setor Linguístico na Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ/ONU), de onde a sede fica localizada em Haia, Países Baixos. A Professora conta que foi uma experiência de grande valia, pois além de integrar esse importante projeto da OPAQ, teve a possibilidade conviver com funcionários dos mais diferentes países em um ambiente multilateral.

Ela acredita que a crescente interdependência entre os países trazida com a globalização demanda uma dinamicidade para pensar o Direito. “Os novos atores da arena internacional, como empresas privadas, Organizações Não Governamentais, Organizações Internacionais e sociedade civil demonstram que a relação interestatal não se dá somente sob a égide dos governos, mas outros setores ganham maior visibilidade e participação. Nesse sentido, a maior possibilidade de diálogo com outras culturas por meio de Intercâmbios, Workshops e Parcerias com Organismos Internacionais são fundamentais para compreender o Direito em conformidade com a nova ordem internacional multipolar”, detalha a nova docente.

Já deu para sentir que muita coisa legal vem por aí, não é mesmo? Os alunos poderão procurar a professora para esclarecerem dúvidas e trocarem ideias sobre o NEDI. A Instituição cumprimenta a egressa, hoje professora, na certeza que nossos discentes terão muito a ganhar. 

Coordenação de Comunicação

comunicacao@fadisma.com.br

Notícias Recentes

Categorias

Arquivo

VOLTAR
© 2015. FADISMA. Todos os direitos reservados. beagle ship criacao sites