Nota de Repúdio – Assassinato da vereadora Marielle Franco

Categorias:
NUSEC
,

O Núcleo de Segurança Cidadã da Faculdade de Direito de Santa Maria – FADISMA expressa sua absoluta indignação pela brutal execução de Marielle Franco, vereadora da cidade do Rio de Janeiro, reconhecida militante dos direitos humanos, mulher negra, mãe e lésbica. A morte de Marielle leva consigo um pouco de cada um e cada uma de nós. Nós que acreditamos em um mundo mais justo, solidário e igualitário, pautado pelo enfrentamento de todas as formas de violências, sobretudo aquelas de ordem institucional e estrutural.

A necessária investigação da morte violenta de Marielle ultrapassa o âmbito exclusivo da legalidade e torna-se ainda mais necessária diante do nosso contexto político atual. A elucidação dos fatos é um ato político imprescindível para a defesa do Estado Democrático de Direito. A constante manutenção do silenciamento daqueles e daquelas que sofrem essas violências não pode continuar.

Marielle lutou pelos direitos das pessoas que vivem em comunidades no Rio de Janeiro sendo diariamente violentadas. Insurgiu-se contra a morte de policiais, prestando apoio às suas famílias enlutadas. Rompeu silêncios quando ergueu a sua voz para lutar pelo direito das mulheres, das mulheres negras que passaram – e ainda passam – pela constante negação de suas identidades e subjetividades.

A voz de Marielle ecoou na defesa da vida e na promoção dos direitos humanos do povo mais pobre, dos policiais do Rio de Janeiro vitimados fatalmente por uma insana política do confronto e de “guerra às drogas” e, por consequência, de todas e todos nós!

Marielle não se calou e nós também não iremos!

Do luto à luta!

Marielle e Anderson, presentes!

 

Núcleo de Segurança Cidadã

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.

    Política de Privacidade