Programa Diversidades debaterá a sempre urgente questão “Qual o lugar das mulheres no mundo”?

Categorias:
Destaque
,

Evento acontecerá no dia 27/05 (das 9h às 12h), na sala 402 da IES. Participantes obterão 10 horas de ACG. As inscrições ocorrerão de 11/05 a 25/05, na Secretaria Geral. Investimento será de R$10,00 e as vagas são limitadas: 40 para discentes e 5 para egressos! A dica é marcar na agenda já!

Criado no final de 2015 com o objetivo de fomentar espaço e discussão em torno de temáticas relacionadas aos Direitos Humanos, à Educação Ambiental, às relações étnico-raciais e à história, cultura afro-brasileira, africana e indígena, o assunto da quarta edição conjugará a questão do gênero, mais especificamente da mulher, e dos Direitos Humanos.

Com uma dinâmica peculiar, a edição prevê a transmissão do filme Persépolis, que é baseado na autobiografia em quadrinhos de Marjane Satapri. “A animação conta a história de uma garota iraniana, que emigra para a França para continuar seus estudos e deixar o país que estava então sob o regime do Aiatolá Khomeini. Na Europa, a menina sofre inúmeras dificuldades de adaptação e com o preconceito das pessoas. Contudo, na volta ao Irã, Marjane também não mais se encontra. A dificuldade da garota em se adequar ao que as diferentes sociedades esperam de uma mulher faz com que ela viva em uma espécie de limbo entre as duas culturas”, adianta a professora Nathalie Kuczura, Coordenadora de Monografia, Pesquisa e Extensão da Instituição.

Quem comanda o debate?

O programa, segundo a professora, receberá como debatedoras as professoras Luciane Mazzardo (FADISMA) e Simone Andrea Schwinn (UNISC). A professora Luciane é graduada em Direito e especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Também é especialista em Fundamentos da Educação e Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Franciscano (Unifra). É Mestra em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), além de advogada.

A professora convidada, Simone, é Doutoranda em Direito pelo Programa de Pós Graduação em Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), na área de concentração Direitos Sociais e Políticas Públicas e na linha de pesquisa Diversidade e Políticas Públicas. É Mestra em Direito na mesma IES, na área de concentração Direitos Sociais e Políticas Públicas e na linha de pesquisa Constitucionalismo Contemporâneo. Entre suas atuações está a participação no Projeto de Pesquisa "Gênero e Direitos Humanos: semelhanças e diferenças no marco legislativo de combate à violência de gênero: uma análise da produção de identidade a partir dos diplomas internacionais e das leis de proteção no Brasil, Portugal e Espanha”. A professora, entre uma série de qualificações que pontuam seu extenso currículo é, ainda, especialista em Formação de Professores para a Educação Superior Jurídica, bacharel em Direito, tendo sido Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher- COMDIM de Rio Pardo/RS (2012/2014).

 

Coordenação de Comunicação

[email protected]

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.

    Política de Privacidade