Fadisma - Faculdade de Direito de Santa Maria

Núcleos

Apresentação

 

A FADISMA, mantendo-se atualizada, acompanha a realidade, o panorama e as perspectivas da Sociedade em Rede. A relação e a potencial ligação do Direito e Ciências Contábeis com a tecnologia e com as mais diversas searas de atuação colocam as variadas opções de carreira nesses segmentos diante de um universo cada vez mais atraente, que permite, hoje, aos futuros operadores das referidas searas, analisar e discutir casos em redes sociais virtuais, conhecendo e reconhecendo seus instrumentos e seu potencial de solução em um patamar de visibilidade. Tudo isso fomentando a articulação, a mobilização e o bem comum.

Com a comunicação organizacional da Instituição, renovamos tradicionais instrumentos nos últimos anos. Estamos constantemente buscando novas formas para estreitar os laços com nossos alunos, professores e colaboradores. O tripé conhecimento, tecnologia e Direito demonstrou eficiência em projetos com foco em mídia espontânea e endomarketing. Mas nossos alunos e professores queriam e continuarão sempre a querer mais. Carregam pais, amigos, familiares e conhecidos no bolso, seja no celular, nos tablets ou em outros aparatos com conexão à internet; divertem-se com jogos; compartilham imagens e “curtem” uma diversidade de canais. Ocorre que da nossa comunidade acadêmica e, especialmente do NEW, emerge a necessidade de promover a postura crítica e reflexiva perante os novos meios; de gerar e potencializar informação, gerando conhecimento credível e; sobretudo, de disseminar o ativismo criativo.

É inegável, tendo isso em vista, o poder que as redes sociais têm de atrair pessoas, independentemente da classe social ou da faixa etária. Assim, FADISMA optou por voltar seu olhar a essas plataformas, contextualizando sua importância dentro da sociedade. A repercussão dessa nova perspectiva adotada trouxe, como consequência, a implantação do Núcleo Experimental de Webcidadania, hoje Núcleo de Estudos em Webcidadania (NEW).

Em muitos aspectos, a internet permeia nosso dia a dia e, em muitos casos, facilita ações que, no “mundo real”, levariam mais tempo para se propagar. Essa cultura de generosidade, participação e colaboração das pessoas na web, em prol de uma causa social, é chamada de Webcidadania.

Hoje, as redes sociais são ferramentas digitais que invertem o eixo da participação na vida pública: de simples receptores de mensagens, noticiários, repercussões e (por que não?) conteúdos trabalhados em sala de aula, no caso de alunos, os cidadãos passaram a ter voz ativa e, mais do que isso, passaram a fomentar as transformações.

O NEW atua com este intuito de transformação social, tornando mestres facilitadores e alunos coautores, modernizando a tradicional estrutura rígida do ensino.

Ensino

Contempla um programa de ensino, pesquisa e extensão caracterizado pela motivação temática “a internet a serviço da sociedade”. Com dois ciclos formativos regulares, o Programa inclui um Curso de Extensão Universitária em Webcidadenia e forma sêniors a partir de uma busca constante que alia alunos regulares conscientes da importância da cidadania e de sua conexão com o Direito e com as  Ciências Contábeis; egressos dispostos a compartilhar, de modo voluntário, seu saber com a comunidade e professores dinâmicos, capazes de tornar acessível aquilo que é norma e código, para aproximar cidadãos – entre eles, os das searas de atuação da Faculdade e de seu potencial social. Uma rígida seleção, que vai além de pré-requisitos acadêmicos, considerando também competências e habilidades, promove o desenvolvimento pessoal e a liderança e, por conseguinte, a aptidão para a gestão.

O Programa envolve projetos como o Nossa Santa Maria, um sistema georreferenciado de problemas do Município, que serve de banco de dados e objetos de pesquisa e extensão a uma diversidade de eixos de ação e; um projeto potencial, chamado Mirante, uma rede universitária de experiências, que deverá envolver a Rede Latino-americana de Faculdades e Escolas de Direito.

O Programa, a partir dos seus projetos e, em especial, dos ciclos formativos que envolvem uma série de capacitações e experiências, a começar pela própria seleção diferenciada, tem como lema pensar global e agir localmente.

Pesquisa

Dentre os objetivos da pesquisa, está a produção de conteúdo acadêmico regular e oriundo de uma plataforma local georreferenciada, que acompanhe o destino dos recursos, levantando dados, realizando a prestação de contas e/ou mesmo opinando parcial e imparcialmente sobre leis criadas e constituídas, bem como diagnosticando e tomando como exemplo e/ou resposta projetos de amparo a grupos expostos a qualquer tipo de vulnerabilidade social ou a grupos a favor da conscientização acerca da sustentabilidade e da preservação de recursos naturais.

As linhas, transversalidades e vertentes trabalhadas são:

Sociedade em Rede:

Direito Digital, Controle Social e Transparência:

Extensão

Contato

COORDENADOR
Prof. Ms. Andrewes Pozeczek Koltermann
new@fadisma.com.br

CO-COORDENADORA
Profª. Liana Merladete
liana@fadisma.com.br

 

VOLTAR
© 2015. FADISMA. Todos os direitos reservados. beagle ship criacao sites