Fadisma - Faculdade de Direito de Santa Maria

Núcleos

Ações de Pesquisa e Extensão

Nossa Santa Maria

A Instituição, a partir da ação do NEW, passou a atentar para o site www.nossasm.com.br, o qual contempla um sistema georreferenciado do mapa do Município, que permite ao usuário identificar problemas, propor ideias que fomentem soluções e criar ações que visem mobilizar os santa-marienses a atuar em diversas áreas, como cidadania, cultura, educação, esportes, lazer e bem-estar, meio ambiente, saúde, segurança, trânsito e urbanismo. Lançando mão do conceito de Tecnologia Social, o site é um exemplo que confirma um contexto favorável à Ciberdemocracia, representando um conjunto de técnicas e metodologias transformadoras, desenvolvidas e/ou aplicadas por meio da interação com a população e apropriadas para o Direito e suas searas, por uma perspectiva de solução e contribuição para a resolução de conflitos ou, no mínimo, de mediação destes.

Operadores do Bem

Criado pela classe discente e, informalmente, nas redes sociais virtuais, com essência criativa baseada nos preceitos conceituais de Webcidadania e, consequentemente, de cultura de generosidade web, do NEW, este projeto foi institucionalizado como um grupo de extensão e prática profissional voluntário. Adotou como centro de suas ações de ativismo social a Creche Estação dos Ventos, criada em 2004, no Km3, Município de Santa Maria, quando se percebeu que a referida comunidade tinha crescido e apresentava vários desafios que mereciam atenção, como, por exemplo a existência de crianças cuidando de crianças e a exposição a perigos urbanos.

Mirante

Cidades ativas, administrações engajadas, cidadãos participativos, construção colaborativa em prol do país em que queremos viver; é disso que se trata o Mirante, uma promissora rede universitária de experiências que oferece a troca de ideias, conhecimentos, desafios e soluções em um panorama local, de perspectiva global, e, ainda, possibilita análises e discussões de caráter científico. Uma vez que a proposta é não reter trabalho nos cadernos, nas estantes, nas páginas de livros e/ou artigos, os objetos de estudo são reais, assim como as ações, que vão de eventos a reuniões, contando também com articulações, debates, audiências, mobilizações e muito mais. Assim, a galera da FADISMA, junto com a de outras Instituições, de modo colaborativo, aproxima cidadãos de seus governos, da iniciativa privada, dos órgãos não governamentais, auxiliando nas tomadas de decisões a favor de um seguro e sustentável futuro. Mas mais do que mapear os recursos municipais institucionais, promovendo a transparência e a democracia para a administração pública e privada, o projeto promove participação e envolvimento cidadão, tendo em vista o que já dizia Galeano: “Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos”.

VOLTAR
© 2015. FADISMA. Todos os direitos reservados. beagle ship criacao sites