Fadisma - Faculdade de Direito de Santa Maria

Núcleos

Apresentação

A questão ambiental apresenta-se como tema cada vez mais recorrente e de importância fundamental para a sociedade contemporânea. No campo do saber, todas as áreas do conhecimento encontram-se transversalizadas pela ecologia ou pelas Ciências Ambientais. Os instrumentos de gestão de políticas públicas não podem prescindir, hoje em dia, do conceito de ambiente ecologicamente equilibrado como direito transindividual, coletivo e difuso, para a construção de políticas, programas, projetos e ações no campo do desenvolvimento sustentável.

Nesse contexto, o Núcleo de Direito Ambiental e Urbanístico da Instituição (NUDAU) está inserido na aplicação prática dos saberes, de competências e de habilidades, pautado na indissociabilidade do ensino, da pesquisa, da extensão e da prática profissional, visando à garantia e à efetivação do direito humano ao ambiente saudável e sustentável.

Por conta disso, o NUDAU, criado em 2008, na FADISMA, tem como objetivos a pesquisa, o ensino, a extensão e a prática profissional na área ambiental, urbanística, histórica e cultural, de forma a congregar, por meio do assessoramento, da realização de consultoria e da prestação de serviços a órgãos públicos e privados, os esforços de professores, alunos e colaboradores da Graduação e da Pós-graduação, na utilização dos conhecimentos produzidos na Instituição, de forma trans e multidisciplinar nas áreas de interesse dessa temática complexa e multifacetada, a exemplo do planejamento urbano, da regularização fundiária, dos estudos de impacto ambiental, da arqueologia preventiva, dentre outros.

Área de atuação

Contato

COORDENADOR
Prof. Ms. Matheus Pontelli Perobelli
nudau@fadisma.com.br

VOLTAR
© 2015. FADISMA. Todos os direitos reservados. beagle ship criacao sites