Fadisma - Faculdade de Direito de Santa Maria

Núcleos

Centro de Mediação e Práticas Restaurativas

O Centro de Mediação e Práticas Restaurativas (CEMPRE) da FADISMA surgiu em 2014, com a finalidade de proporcionar a seus Acadêmicos e Egressos a oportunidade de aplicar, na prática, o conhecimento teórico apresentado nas disciplinas de Prática de Negociação, Mediação e Arbitragem e Justiça Restaurativa.

Cabe ao Centro, ainda, estimular a autonomia das pessoas para encontrarem a melhor solução para os seus conflitos com base no diálogo, respeito e na cultura da paz.

Desde sua instauração, o CEMPRE vem enaltecendo os métodos adequados de resolução de conflitos, na busca de uma sociedade mais harmônica e colaborativa, seja por meio da Mediação ou da Justiça Restaurativa no âmbito extrajudicial.

Nesse sentido, é válido conhecer alguns conceitos:

 

 

A MEDIAÇÃO é um procedimento não adversarial, em que um terceiro imparcial denominado Mediador, por meio da utilização de determinadas técnicas, aproxima e facilita a comunicação interrompida entre dois ou mais indivíduos, com o intuito de que as próprias pessoas envolvidas no conflito resolvam o impasse de maneira consciente e voluntária.

 

 

 

A JUSTIÇA RESTAURATIVA é uma forma de abordagem dos conflitos, que traz como objetivo a responsabilização do ofensor e a reparação dos prejuízos do ofendido, sendo eles materiais, financeiros ou emocionais. Nessa modalidade, o facilitador fomenta a possibilidade dos sujeitos direta e indiretamente ligados ao conflito na via consensual e voluntária proporcionando o restabelecimento dos vínculos. Dessa forma, a satisfação efetiva dos envolvidos pode ocorrer de um modo mais intenso quando a solução for por eles criada do que quando imposta por terceiros.

 

 

LOCAL DE ATENDIMENTO: Rua Duque de Caxias, 2319 – Térreo, junto ao SAJ da IES.

TELEFONE: (55)3220 2500

HORÁRIOS DE AGENDAMENTO:

Segunda-feira: manhã, das 08h às 12h; noite, das 18h às 21h.

Terça-feira: manhã, das 08h às 12h; noite, das 18h às 21h.

Quarta-feira: tarde, das 14h às 17h; noite, das 18h às 21h.

Quinta-feira: manhã, das 08h às 12h; noite, das 18h às 21h.

Sexta-feira: manhã, das 08h às 12h; noite, das 18h às 21h.

 

ATENDIMENTO DO CENTRO DE MEDIAÇÃO E PRÁTICAS RESTAURATIVAS:

Segunda-feira: tarde: das 18h às 20h;

Quinta-feira: manhã: das 08h às 10h ou tarde: das 18h às 20h.

 

PÚBLICO-ALVO: Pessoas da comunidade que buscam uma melhor solução dos seus conflitos, de forma extrajudicial.

 
VOLTAR
© 2015. FADISMA. Todos os direitos reservados. beagle ship criacao sites