Fadisma - Faculdade de Direito de Santa Maria

Núcleos

Pesquisa

Inserido, no âmbito do Direito, na área de concentração Cidadania, Políticas Públicas e Diálogo entre Culturas Jurídicas e; das Ciências Contábeis, na auditoria, o NUSEC centra-se numa linha de trabalho direcionado ao Constitucionalismo, Concretização de Direitos e Cidadania. Seu conjunto de atividades de investigação é expresso em estudos relacionados à criminologia, sociologia jurídica e sistema penal, políticas públicas de segurança e justiça, mediação de conflitos e justiça restaurativa, controle social, accountability, transparência e probidade empresarial, compliance e integridade Corporativa.

 

 

Atualmente, é estruturado em Grupos de Estudo e Intervenção (GEI’s):

 

 

 

Principais trabalhos na área:

 

1º Censo sobre Ações Municipais de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (Índice de Municipalização da Segurança Pública RS/IMUSP-RS):

Pesquisa institucional e de opinião, realizada em todos os 497 municípios do Estado do Rio Grande do Sul. O foco da pesquisa foi mapear os programas, os projetos e as ações levadas a efeito pelos municípios do Rio Grande do Sul, em conjunto (ou não) com os demais entes federados (Estado e União) e com a sociedade civil, especialmente as iniciativas voltadas à formulação, à implementação e à avaliação de políticas públicas de segurança, com foco na prevenção das violências e da criminalidade em âmbito local.

 

Confira, aqui, na íntegra, obras relacionadas:

Dossiê 1º Censo sobre Ações Municipais de Segurança Pública do RS

Atlas da Municipalização da Segurança Pública do Rio Grande do Sul

 

Foto: Registro do lançamento do Censo na Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul.

 

 

Registro do firmamento do convênio de mútua cooperação entre IES e RJ.1º Censo sobre Ações Municipais de Segurança Pública e Prevenção às Violências do Rio de Janeiro (Índice de Municipalização da Segurança Pública RJ/IMUSP-RJ):

A Secretaria de Estado da Segurança do Rio de Janeiro (SESEG), através da Superintendência de Prevenção e com apoio do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP), firmou um acordo de cooperação técnica com a nossa IES para realizar o 1° Censo sobre Ações Municipais de Prevenção às Violências do Rio de Janeiro.

O projeto contempla pesquisa nos 92 municípios fluminenses. Os resultados serão sistematizados, consistidos, criticados e analisados, culminando em publicação, eventos e novas políticas. O Censo tem como objetivo contribuir com uma compreensão das iniciativas locais dirigidas à prevenção das violências e à promoção de direitos, o perfil de suas Guardas Municipais, os enfoques de suas políticas públicas de segurança e, por consequência, aprimorar as parcerias federativas entre o Estado do Rio de Janeiro e os entes federados municipais.

Foto: Registro do firmamento do convênio entre IES e RJ.

 

Pesquisas Aplicadas:

Com um trabalho notável e atual, no período compreendido entre 2013 e 2016, experiências realizadas em municípios como Bagé, Rio Grande e Novo Hamburgo, legitimaram a expertise do Núcleo no que concerne a pesquisas aplicadas e desenvolvidas no campo das políticas públicas municipais de segurança e produzidas junto a profissionais e instituições da segurança pública e da justiça criminal.

 

 

 

 

Entre os destaques: Pesquisa com Dados Secundários Socioeconômicos e Criminais; Diagnósticos Sociocriminológicos; Pesquisas de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) de Guardas Municipais e Profissionais da Segurança Pública e da Justiça Criminal; Pesquisa com Georreferenciamento e Espacialização de Dados e Informações da Segurança Pública e da Justiça Criminal e; Pesquisas Aplicadas Customizadas.

 

VOLTAR
© 2015. FADISMA. Todos os direitos reservados. beagle ship criacao sites