Fadisma - Faculdade de Direito de Santa Maria

Pesquisa

Pesquisa

A FADISMA já é referência no Brasil e no exterior. Com seus modernos métodos de ensino, professores de excelente qualificação e moderna infra-estrutura, a Instituição foi recomendada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e obteve conceito “A” na avaliação do Ministério da Educação. De igual forma, na seara Contábil, Conselhos e Sindicatos da área apontam enquanto diferenciada, inovadora e única a nossa proposta.

Além do Curso de Graduação em Direito e do Curso de Graduação em Ciências Contábeis, a FADISMA oferece cursos de formação contínua (extensão, aperfeiçoamento, atualização e especialização) e um calendário de eventos que reúne protagonistas dos segmentos que abrange.

Neste contexto, se fomentam e se concentram as atividades de pesquisa, bem como se presta auxílio aos alunos formandos na fase de projeção e realização do Trabalho de Conclusão de Curso.

As atividades de pesquisa da FADISMA, catalisadas pela referida Coordenação, no Direito e Ciências Contábeis, respectivamente, estão organizadas em área de concentração e linhas de pesquisa, conforme segue:

Direito

Área de Concentração: Cidadania, Políticas Públicas e Diálogo entre Culturas Jurídicas.

Linhas de Pesquisa:

  1. Multiculturalismo e Transnacionalização do Direito;
  2. Constitucionalismo e Concretização de Direitos;
  3. Sustentabilidade;
  4. Controle Social, Segurança cidadã e Justiça Criminal;
  5. Direito Privado e Repersonalização do Direito Civil.

 

Ciências Contábeis

Área de concentração: Contabilidade, Controladoria e Auditoria.

Linhas de pesquisa:

  1. Gestão, Empreendedorismo e Direito Aplicado à Contabilidade;
  2. Governança, Auditoria, Controladoria e Perícia;
  3. Contabilidade: Pública, Societária, Tributária, Ambiental e de Custos.

No Direito, a Área de Concentração e as Linhas de Pesquisas expressam uma proposta pedagógica voltada à formação humanista e às transformações do mundo contemporâneo, seja do ponto de vista do Direito Interno e do Direito Internacional.

Nas Ciências Contábeis, a escolha da Área de Concentração, alicerçada nas Linhas de Pesquisa, levou em consideração o contexto contemporâneo e objetiva, além da consolidação da produção científica e acadêmica do corpo docente e discente, retroalimentar as atividades de ensino e extensão.

Em ambos cenários e realidades, é possível destacar que as atividades de pesquisa na FADISMA, de modo geral, balizadas pelas áreas de concentração e pelas linhas de pesquisa, estão distribuídas em “Projetos de Pesquisa”, “Grupos de Estudos” e “Grupos de Pesquisa”. Afora estes, a Coordenação mantém, como projetos institucionais, a “FADISMA Entre/Mentes – semana de ensino, pesquisa e extensão”, bem como a “Revista Jurídica da FADISMA”. Ambos destacados no nosso site e que tem com o objetivo primordial fomentar a produção científica do corpo docente, provocar a atividade de pesquisa no corpo discente (de graduação e pós-graduação), bem como socializar o conhecimento e retroalimentar as atividades de ensino e extensão, mantendo o forte vinculo do tripé ensino-pesquisa-extensão.

VOLTAR
© 2015. FADISMA. Todos os direitos reservados. beagle ship criacao sites