Conheça o DDA: uma ferramenta fundamental para sua saúde financeira

O sistema financeiro brasileiro disponibiliza importantes ferramentas para o controle de gastos. Além do tradicional débito automático, amplamente conhecido e utilizado, também há um outro instrumento para monitorar as contas mensais: o Débito Direto Autorizado (DDA).

O DDA é uma função que possibilita a visualização de todos os boletos que estão sendo emitidos em seu CPF ou CNPJ. Dessa forma, ao rastrear todas as contas em seu nome é possível um maior controle de finanças. A funcionalidade está disponível desde 2009, e foi criada pela Febraban para conectar o sistema financeiro às demandas de sustentabilidade emergentes.

A maior parte das instituições financeiras que operam em território nacional oferecem o serviço de DDA, mas é fundamental que o interessado verifique junto a sua instituição se a conta tem essa função e se algo é cobrado por ela. 

No DDA você pode visualizar e ser notificado quando um boleto for lançado, mas, diferente do débito automático que você cadastra a conta uma única vez, é preciso autorizar para que o pagamento aconteça. Ele é uma espécie de boleto bancário virtual sem a emissão de papel – o acesso é feito diretamente pela conta bancária.

O Débito Direto Autorizado permite o pagamento de várias contas, como condomínio, mensalidade de faculdade, plano de saúde, dentre outros. Entretanto, algumas contas não podem ser habilitadas nesta funcionalidade, como débitos oriundos de tributos (IPVA, IPTU) e contas de serviços públicos (água, luz e telefone em alguns casos). Nestes casos, a melhor opção é o débito automático.

 

Como ativar o DDA?

O Débito Direto Autorizado pode ser ativado no aplicativo do seu banco ou instituição financeira. Além das nomenclaturas “DDA” e “Débito Direto Autorizado”, a função pode aparecer como “sacado eletrônico”.

Caso a opção não esteja disponível no APP, você pode contatar a instituição por meio do telefone ou outros canais de atendimento da sua conta. Após realizada a ativação, você passa a receber notificações todas as vezes que um boleto for lançado em seu CPF ou CNPJ.