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Ensino

Apresentação

Apresentação do Projeto Pedagógico do Curso de Superior de Tecnologia em Segurança Pública Municipal

O Projeto Pedagógico do curso (PPC) de Tecnologia em Segurança Pública Municipal baseia-se na integração entre ensino, pesquisa, extensão e prática profissional, desenvolvida por meio da Educação à Distância, para formar profissionais na área da segurança pública municipal. A formação de tecnólogos prioriza uma maior interação entre teoria e prática, visando capacitar o futuro profissional a atuar nas mais diversas demandas da segurança pública em âmbito municipal. A grade curricular do curso contempla temas diversificados, relacionados à realidade de atuação do futuro profissional.

Para isso, apresenta metodologias ativas, baseada em atividades contínuas que aliam o processo de ensino-aprendizagem com a avaliação. Além disso, contempla o protagonismo do aluno na construção do próprio conhecimento. 

O curso é regido pelos princípios de cidadania, Direitos Humanos, cultura da paz, prevenção e enfrentamento de conflitos e pretende a formação de um profissional cidadão, dotado de uma visão ampla da sociedade e do mundo como agente transformador.

Concepção do Curso

A concepção do presente Curso orienta-se, em sua essência, pelos seguintes princípios básicos:

  • O ensino da segurança pública municipal pretende assegurar a formação técnica, científica e humanística imprescindível para a educação profissional de agentes públicos de segurança que atuam no âmbito municipal.

  • O profissional da segurança pública municipal deve ter a capacidade de planejar, formular, implantar, gerenciar, supervisionar, acompanhar, monitorar e avaliar programas, projetos e ações de segurança pública, em interface com dimensões afins como a da defesa civil, trânsito e mobilidade urbana, e foco na conjugação de esforços em prol da institucionalização de políticas públicas voltadas ao controle da criminalidade e à prevenção social e situacional das violências.

  • O curso tem ainda por objetivo qualificar e aperfeiçoar a atuação e intervenção desses profissionais em situações afetas à regulação do espaço urbano, à manutenção da ordem pública, à segurança escolar e comunitária, à fiscalização de trânsito, à mediação de conflitos e a práticas restaurativas, à defesa pessoal e ao uso da força, a atividades operacionais, sobretudo aquelas relacionadas ao policiamento orientado à resolução de problemas nas cidades, entre outras. 

  • Visa, também, promover o crescimento pessoal, técnico e profissional dos estudantes, a partir do desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para o correto e adequado desempenho de suas atividades profissionais, conforme a melhor doutrina e boas práticas nacionais e internacionais da área.

Perfil do Curso

Buscando uma melhor formação para os profissionais já atuantes na área da segurança pública municipal ou para os almejam profissão nessa seara, idealizou-se o “Curso de Segurança Pública Municipal”, na titulação de Tecnólogo, aliando a teoria com a prática, a partir da expertise pregressa da Instituição nesse campo de estudos e intervenções. 

O conteúdo abordado no Curso é desenvolvido por profissionais da área de Direito e da Segurança Pública, privilegiando a sinergia entre o conhecimento teórico e o aplicado, tornando-se, assim, materiais especializados para contribuir com a formação dos profissionais para o mercado de trabalho. 

Conforme o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, o tecnólogo em Segurança Pública é o profissional que “atua nas áreas de política, gestão, planejamento e técnicas operacionais no âmbito do sistema de segurança pública, fundamentado nos princípios da cidadania, dos Direitos Humanos e da cultura da paz, em relação às atividades de prevenção e de enfrentamento das conflitualidades contemporâneas”. 

Perfil do Egresso

O perfil profissional desejado do egresso é o de planejar, formular, implantar, gerenciar, supervisionar, acompanhar, monitorar e avaliar programas, projetos e ações de segurança pública municipal, em interface com dimensões afins como a da defesa civil, trânsito e mobilidade urbana, e foco na conjugação de esforços em prol da institucionalização de políticas públicas voltadas ao controle da criminalidade e à prevenção social e situacional das violências.

Busca-se também qualificar e aperfeiçoar a atuação e intervenção desses profissionais em situações afetas à regulação do espaço urbano, à manutenção da ordem pública, à segurança escolar e comunitária, à fiscalização de trânsito, à mediação de conflitos e a práticas restaurativas, à defesa pessoal e ao uso da força, ao policiamento orientado à resolução de problemas nas cidades, etc.

O Curso busca promover o crescimento pessoal, técnico e profissional dos estudantes, a partir do desenvolvimento de habilidades e competências essenciais às atividades profissionais. Também almeja possibilitar que o indivíduo faça vistorias, realize perícias, avalie, emita laudo e parecer técnico em sua área de formação.

O Curso ainda pretende formar um egresso centrado na construção de um profissional-cidadão. Esse perfil parte da concepção de que o profissional deve ser dotado de uma ampla visão da sua sociedade e de mundo (global) - como agente transformador. Além disso, requer-se que o profissional tenha uma atitude ativa e que seja dotado de habilidades de oralidade e oratória. Durante a permanência do educando no curso, buscar-se-á que o mesmo vivencie experimentações na extensão e pesquisa, dotando-o de capacidades para uma formação completa. Por fim, quer-se que o profissional egresso do Curso esteja sensibilizado com as práticas de responsabilidade social e ética.

Metodologia de ensino e avaliação

A metodologia de ensino e avaliação está diretamente atrelada ao processo de ensino-aprendizagem, por meio das avaliações contínuas. Dessa forma, todas as disciplinas do curso, além da avaliação final, propõem aos estudantes atividades capazes de promover o ensino-aprendizagem enquanto avaliam as capacidades esperadas do aluno.

Na modalidade da Educação à Distância as metodologias são caracterizadas como ativas, definidas pelo papel de protagonismo do aluno na construção do seu próprio conhecimento.  Os estudantes têm poder de decisão, criação e de pesquisa, abandonando a função passiva e receptiva e ocupando um lugar de controle. O papel do docente também se modifica. Estes passam a ter o poder de orientação, de curadoria e mediação. Com as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) cada vez mais presentes no dia a dia do estudante, o docente já não possui acesso exclusivo ao conteúdo. Por isso, é importante que ele exerça essa função de orientação no processo de ensino-aprendizagem.

Alguns exemplos de metodologias ativas são a aprendizagem por pares, aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em projetos e gamificação. Como recursos para essas metodologias têm-se os hiperlinks, vídeos, animações, simulações, podcasts, arquivos, etc. Já as atividades são compostas por  fóruns de discussão, fórum de pergunta e resposta, wiki, questionário - perguntas objetivas ou dissertativas, laboratório de avaliação e o envio de tarefa. 

As disciplinas estão distribuídas em 4 semestres. Cada semestre é dividido em 2 bimestres, este é composto por 7 módulos de conteúdo e um módulo final de avaliação. Para aprovação o aluno deve obter média de, no mínimo, 7.

 

Acesse aqui o site do Curso de Superior de Tecnologia em Segurança Pública Municipal.

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