Alunos da FADISMA vivenciam semestre na Espanha

Categorias:
NEDI
,

Desde o dia seis (06) de fevereiro, os estudantes do 7º semestre do curso de Direito, Ingra Etchepare e Ariel Arigony, 19 e 20 anos, respectivamente, estão na Espanha, mais precisamente em Santander, cidade sede da Universidade de Cantabria.

A dupla foi aprovada na 2ª edição do Programa de Intercâmbio Estudantil Ibero Americano, uma parceria entre a FADISMA e a Universidade de Cantabria, que visa enriquecer o currículo de estudantes de ambos países, proporcionando uma troca cultural e de experiências dentro da área do Direito.

A oportunidade surgiu no ano passado, quando em aula foram informados pelos Professores Norberto Vieira, Diretor Acadêmico, e Fábio Rijo, sobre o Edital nº 42, que abriria em seguida para os alunos da FADISMA. Logo que publicado o edital, começou o processo de busca pela documentação necessária para a aplicação ao intercâmbio.

Para a professora coordenadora do Núcleo de Direito Internacional, Cristiane Pauli, o Programa agrega valor para o currículo do aluno.

“Essa é uma oportunidade de fazer um currículo diferenciado, é uma etapa especial na vida acadêmica dos alunos.  Além da vivência de sala de aula, o intercâmbio cultural é uma excelente forma de aprender um idioma estrangeiro e também de trocar experiências”.

A ida

Após passar pelo crivo documental, pela entrevista com a Comissão de Seleção, que levou em conta a capacidade do aluno em vivenciar um semestre completo em outro país, com outro idioma, veio a aprovação para Ingra e Ariel.

“São vários os documentos exigidos e que demandam tempo para organizá-los. Além disso, é indispensável agendar uma data prévia para ir até o Consulado Espanhol de Porto Alegre solicitar o visto, apresentando toda documentação. Sendo assim, a dica é se organizar o quanto antes. Durante todo esse processo, a Profª. Cristiane Pauli, Coordenadora do NEDI, nos auxiliou muito, intermediando todos os contatos entre nós e a Universidade de Cantábria” – relata Ingra.

Ao chegar em Santander, cidade situada ao norte da Espanha, foram recebidos com carinho pelos europeus. Assim como para todos os estudantes brasileiros lá fora, cabe à dupla mudar o paradigma pelo qual os colegas lembram do Brasil.

“O pensamento deles em relação ao Brasil sempre gira em torno das mesmas opiniões: que gostamos muito de futebol, samba e carnaval, mas principalmente do futebol. Eles nos perguntam sobre a criminalidade, se há muitos assaltos e violência no nosso país. Mas, de modo geral, eles têm uma visão muito boa do Brasil e acham nosso povo simpático e alegre” – conta Ariel.

Sobre a adaptação ao novo país, Arigony cita o frio e revela que ele desperta a curiosidade dos colegas em se aventurar no Brasil – alguns afirmam o desejo de um dia até mesmo morar por aqui. “Em Santander faz muito frio e chove bastante. Dois colegas já me falaram que gostariam de ir para o Brasil por causa do clima, fugir desse frio que faz aqui”.

Dupla chegou à Espanha durante o inverno europeu (Foto: Arquivo pessoal)

Oportunidade única de aprendizado

Estar em uma sala de aula rodeado de estrangeiros, por si só, é uma experiência única. Na turma de Ingra e Ariel não são somente os espanhóis que hablan – também se fazem presentes mexicanos, venezuelanos, peruanos e europeus vindos de outros países como Itália e França.

“Os professores comparam constantemente as diferenças e semelhanças existentes entre os ordenamentos jurídicos de cada país. Assim, com colegas dos mais diversos países e professores, é possível aprender de maneira muito mais rápida e efetiva as diferenças e semelhanças de cada nação, seja nos quesitos cultural, político ou no âmbito do Direito. É uma experiência realmente fantástica que estamos vivendo”! – diz Ingra, animada.

A primeira impressão da Universidade de Cantabria é muito boa, sendo a troca cultural o destaque apontado pela dupla da FADISMA. Também foram notadas algumas diferenças em como funciona o semestre letivo: lá, o calendário inicia em setembro, com o Primer Cuatrimestre, que vai até janeiro, e reinicia no Segundo Cuatrimestre em fevereiro, com término em junho – Ingra e Ariel chegaram para cursar o que seria o segundo semestre ao compararmos com o calendário letivo do ensino superior brasileiro.

“Aqui as disciplinas se dividem em básicas, obrigatórias e optativas. Cada professor tem sua sala de aula. Também me chamou a atenção que, em algumas disciplinas, há mais de um professor – por exemplo, em Teoría de La Constitución teremos aula com três professores diferentes durante o semestre. Outra curiosidade é que as classes da sala de aula são agrupadas, de modo que os alunos sentem lado a lado”.

Nova oportunidade

A FADISMA segue empenhada em oportunizar uma vivência além fronteira aos alunos – a perspectiva é de que um novo edital, visando o Intercâmbio em 2019/1, seja publicado no segundo semestre desse ano. As novidades para o ano letivo de 2018 serão, aos poucos, comunicadas. O certo, por hora, é que Ingra e Ariel ainda trarão novas histórias!

 

Unidade de Comunicação

[email protected]

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.

    Política de Privacidade