ALUNOS DA PÓS FAZEM SIMULAÇÃO DE REUNIÃO ENTRE G-20 E UE

          Os alunos da especialização em Direito Ambiental e Agrário da Fadisma realizaram, na última sexta-feira, dia 11 de abril, uma Simulação de Reunião Internacional entre G-20 e União Européia (UE). A atividade, realizada na disciplina de Direito Internacional Agrícola, buscou reproduzir o debate que está sendo travado entre estes grupos no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC) acerca da liberalização do comércio de produtos agrícolas.

          – Esta é, sem dúvidas, a questão central das discussões nesta rodada de negociações da OMC. Desde os anos 50, avançou-se muito em termos de liberalização do comércio internacional para os bens industriais, mas o mesmo não ocorreu com os produtos agrícolas, para os quais ainda não foram resolvidas questões como subsídios domésticos e exportação, assuntos já superados no caso dos bens industriais – comenta a professora da disciplina, Ms. Cristine Zanella.

          A professora considera importante a realização da simulação à medida que confronta o aluno com as verdadeiras razões que sustentam as posturas das partes, permitindo uma formação de juízo crítico sobre as questões controversas em jogo, além de incentivar a pesquisa, a articulação de um discurso argumentativo e a oralidade.

          Os alunos da especialização em Direito Ambiental e Agrário da Fadisma realizaram, na última sexta-feira, dia 11 de abril, uma Simulação de Reunião Internacional entre G-20 e União Européia (UE). A atividade, realizada na disciplina de Direito Internacional Agrícola, buscou reproduzir o debate que está sendo travado entre estes grupos no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC) acerca da liberalização do comércio de produtos agrícolas.

          – Esta é, sem dúvidas, a questão central das discussões nesta rodada de negociações da OMC. Desde os anos 50, avançou-se muito em termos de liberalização do comércio internacional para os bens industriais, mas o mesmo não ocorreu com os produtos agrícolas, para os quais ainda não foram resolvidas questões como subsídios domésticos e exportação, assuntos já superados no caso dos bens industriais – comenta a professora da disciplina, Ms. Cristine Zanella.

          A professora considera importante a realização da simulação à medida que confronta o aluno com as verdadeiras razões que sustentam as posturas das partes, permitindo uma formação de juízo crítico sobre as questões controversas em jogo, além de incentivar a pesquisa, a articulação de um discurso argumentativo e a oralidade.

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