EntreMentes 2020: um evento surpreendente em um ano atípico

Categorias:
Contábeis
,
Direito
,
Graduação
,
Institucional
,
Mundo Afora
,

Pela primeira vez, semana acadêmica aconteceu de forma totalmente online

Encerrou-se ontem, 12/11, a décima sétima edição do EntreMentes, a semana acadêmica da FADISMA. Dessa vez, o evento aconteceu de forma totalmente virtual, a fim de garantir a segurança de todos os participantes em meio a pandemia.

A organização, porém, não mediu esforços para fazer um evento “nos mesmos moldes do formato presencial, contando com atividades tradicionais do EntreMentes, como a capacitação para a pesquisa e as oficinas. Nós não suprimimos nada”, afirmou a organizadora do evento e Coordenadora de Pesquisa, Monografia e Extensão da FADISMA, Nathalie Kuczura.

Durante três dias, alunos (da FADISMA e de outras Instituições), professores e comunidade acompanharam palestras, oficinas e apresentações de trabalho e até o lançamento de livros. O evento foi marcado pela diversidade de atividades, a interdisciplinaridade e pelo protagonismo dos alunos, que participaram com esmero de todas as dinâmicas propostas pelo EntreMentes.

Vale ressaltar que essa foi a primeira edição da semana acadêmica da FADISMA que contemplou o Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública Municipal, inaugurado em 2019.

O EntreMentes 2020 contou com diversos patrocinadores e apoiadores, sendo eles Tudo em Grãos Santa Maria, Treinatec Lencina, Athena Livraria, Pizza You Santa Maria, Bonna Gestão Contábil e Tributária, CVI Refrigerantes e Espaço Empodera. Agradecemos imensamente a parceria de todos, que ajudaram a tornar esse evento ainda mais especial.

No total, foram duas palestras de abertura, sete oficinas diferentes e 76 trabalhos apresentados.

Além disso, houve a tradicional atividade de capacitação para a pesquisa, que abriu o evento na manhã do dia 10, com a professora Daniele Leal e o tema “Como selecionar fontes de pesquisa confiáveis em plataformas virtuais e na internet?”.

Daniele apresentou aos participantes plataformas online para pesquisas acadêmicas confiáveis, as diferentes ferramentas que elas disponibilizam aos usuários para filtrar as suas buscas e como fazer isso de forma eficiente.

A professora Daniele Leal contextualizou a pesquisa científica no século XXI, ao iniciar sua fala

À noite foi o começo oficial do décimo sétimo EntreMentes, com duas palestras de abertura que focaram em temas atuais. A primeira falou sobre o impacto da COVID-19 no Direito do Trabalho, a segunda debateu sobre a Lei de Abuso de Autoridade, que entrou em vigor no ano passado.

O professor Leone Pereira abriu as palestras discorrendo sobre as implicações que a pandemia do novo coronavírus tiveram no Direito do Trabalho que, segundo ele, já vinha passando por grandes transformações e mudanças nos últimos anos. Para exemplificar essas alterações, ele citou a Reforma Trabalhista, que completou três anos de vigência no dia 11/11.

A palestra do professor Leone foi mediada pelo docente da FADISMA Juarez Fernandes

A segunda palestra foi comandada pelo professor Rogério Sanches, e tratou sobre a Lei de Abuso de Autoridade, em vigência desde 2019, e os limites dessa lei. Rogério é um dos autores que já produziu doutrinas sobre o assunto. Ele comenta que ainda há divergências sobre a legislação entre especialistas, e que elas devem seguir existindo bom um tempo, mas que o debate acadêmico é essencial para avançar nessa questão.

O docente da FADISMA Cícero Robson Coimbra Neves mediou a palestra do professor Rogério Sanches

Já para as oficinas, a palavra da vez foi Interdisciplinaridade. Em vez de focar em oficinas específicas para um curso ou outro, o objetivo foi proporcionar diferentes opções aos alunos, que poderiam comparecer aos espaços que fossem mais interessantes para eles e para o tipo de profissional que os discentes desejam se tornar ao completar a graduação.

A estreia do Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública Municipal no EntreMentes foi marcada pela Oficina 7. Ela aconteceu na noite do dia 11/11, foi ministrada pelo professor João Sana, que é também Articulador Regional do Curso no estado do Espírito Santo.

Ele tratou sobre Relações de Gênero e Cultura da Paz na Segurança Pública Municipal, com a mediação do professor e idealizador do Curso de Segurança Pública da FADISMA, Eduardo Pazinato.

O último dia de EntreMentes foi reservado à apresentação de trabalhos. As 76 produções acadêmicas entre os 16 Grupos de Trabalho diferentes foram apresentadas na manhã e noite do dia 12/11. Os autores incluíam alunos e egressos da FADISMA, além de acadêmicos oriundos de outras instituições.

Todos os trabalhos foram apresentados por meio de videoconferências

A professora Nathalie não hesitou em classificar a edição 2020 do EntreMentes como “excelente”. Chamando especial atenção para o aumento do número de inscritos e trabalhos apresentados, além da grande audiência nas atividades.

Os participantes interagiram entre si, com os oficineiros, palestrantes e apresentadores de trabalho de uma forma “que foi uma audiência muito rica e muito qualificada. Tivemos três dias de atividades e a nossa audiência se manteve do primeiro ao último dia”, afirmou Nathalie.

“Nós aprendemos muito com os nossos eventos online e nos demonstra que o sistema híbrido de fato é o caminho, tanto para o ensino, quanto para a pesquisa e para a extensão. Nossos próximos eventos irão seguir essa lógica, mesmo no pós-pandemia teremos eventos que serão em parte presenciais e em parte online”, concluiu Nathalie.

A FADISMA tem orgulho de inovar e se adaptar frente aos desafios. O EntreMentes 2020, assim como eventos anteriores realizados pela Instituição em 2020, são o resultado dessa postura. O mundo mudou, é verdade, mas mesmo nesses novos tempos, a FADISMA segue com os mesmos valores para a missão de Educar Sempre.

 

Unidade de Comunicação

[email protected]

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.

    Política de Privacidade