FADISMA - Notícias - FADISMA participa da VIII Reunião Anual da Rede Ibero-Americana de Faculdades e Escolas de Direito

Fadisma - Faculdade de Direito de Santa Maria

Notícias

Central de Notícias

FADISMA participa da VIII Reunião Anual da Rede Ibero-Americana de Faculdades e Escolas de Direito

FADISMA participa da VIII Reunião Anual da Rede Ibero-Americana de Faculdades e Escolas de Direito

  • Direito, Direito Internacional

Edição deste ano aconteceu no Uruguai

Nos dias 3, 4 e 5 de outubro, aconteceu a oitava Reunião Anual da Rede Ibero-Americana de Faculdades e Escolas de Direito, nas cidades de Montevidéu e Punta del Leste, no Uruguai. A FADISMA, como membro fundadora da Rede, se fez presente em mais essa edição, representada pelo Diretor-geral da Instituição, professor Eduardo de Assis Brasil Rocha, além de coordenadores, professores e alunos.

A primeira parte do evento, ocorrida em Montevidéu, teve como tema central o “Processo migratório”, contando com a apresentação de artigos de alunas da Instituição, além de palestras de professores da casa.

Já a segunda parte, ocorrida no dia 5 de outubro em Punta del Leste – e onde aconteceu a reunião de fato -, as discussões foram em torno dos desafios dos juristas no século XXI. Nesse dia, além do Diretor-geral, participou a Coordenadora do NEDI, professora Cristiane Pauli, e o professsor Andrewes Koltermann, também Coordenador Geral de Educação a Distância (EaD), que apresentou a Educação à Distância da FADISMA no intuito de fortalecer o relacionamento com os demais membros da Rede no que diz respeito aos cursos de extensão, além de outras possibilidades de parcerias.

Representantes de parte da 51 instituições que compõem a Rede

A Professora Cristiane, que apresentou suas considerações na questão migratória com a fala intitulada “Os particulares contornos ca migração forçada de mulheres negras: Um olhar ao desacortinamento de vulnerabilidades deflagrado pelo projeto “Vidas Refugiadas”, destacou a importância da FADISMA na história da Rede e sobre os reencontros proporcionados pelo evento:

“A FADISMA é uma das idealizadoras da Rede desde o seu nascimento. Assim, fazer parte de mais esta edição representa muito: o rever amigos, a troca de experiências e a possibilidade de pensar o Direito para além das fronteiras. A troca mútua nos faz ter a certeza de que estamos no caminho certo, o de educar sempre”.

Academicamente o evento também representa uma oportunidade valiosa para os presentes e para as instituições de ensino, como explica a professora Cristiane: “Em cada evento reunimos as boas práticas pedagógicas e jurídicas dos países membros da Rede e buscamos implementá-las aos nosso contexto”. A docente já avisa que "Os alunos podem ficar atentos às notícias: teremos ainda mais novidades para o evento de 2020”.

As professoras Cristiane e Karen

As professoras Cristiane e Karen representaram a FADISMA no evento

A professora Karen, que ministrou a fala “Pessoas humanas e não humanas: reflexos migratórios invertidos no cosmopolitismo, como uma das crises da mundialização”, na primeira etapa do encontro, mencionou a possibilidade de crescimento que o evento cria para os professores e alunos:

“A Educação Superior não se vale só do ensino, ela precisa da extensão, da pesquisa, da troca, da experiência e do diálogo. De múltiplas conexões. E a Rede facilita isso, ela é muito próspera e muito positiva nesse sentido. É uma oportunidade que agrega com novos horizontes. A gente consegue, inclusive, trazer relatos de experiências para enriquecer o que vamos passar em aula para os alunos, e também para passar adiante estas novas experiências com os outros professores”.

O professor Élbio Ross ministrou um painel durante o evento

O professor Elbio Ross, que apresentou a palestra “Análise comparativa das legislações migratórias dos países componentes do Mercosul: Em que medida estas legislações foram capazes de compor um novo paradigma com enfoque em Direitos Humanos?” ficou muito satisfeito com o evento, destacando os debates com os outros professores:

“Pudemos discutir com professores espertos na questão migratória de várias universidades da América latina e, com estes debates, buscarmos sugestões de ações efetivas em busca da real e total integração dos migrantes nas sociedades onde estão inseridos”.

O professor também apontou o interesse do público, que lotou as duas salas de debate do evento.

O professor Andrewes falou sobre o trabalho da Educação à Distância da FADISMA

Já o corpo discente se viu representado por duas alunas: Eduarda Aparecida Santos Golart e Jackeline Prestes Meier, que fizeram apresentação de artigos no evento e cnosideraram a oportunidade uma experiência “enriquecedora”:

“No evento realizado no Uruguai, tivemos contato com outros estudantes da casa que expuseram seus trabalhos, englobando o tema de imigrações sobre diversos aspectos. Ainda, tivemos a oportunidade de conhecer a legislação uruguaia pertinente a fim de entender a relação entre Estado, imigrantes e sociedade”. Já sobre a viagem em si, as acadêmicas disseram que conhecer um outros país foi muito valioso pois “possibilita conhecer novas culturas e realidades, proporcionando um crescimento pessoal e acadêmico”.

As alunas Eduarda e Jackeline puderam aproveitar a experiência de uma troca de conhecimentos internacional

A Rede Iberoamericana de Faculdades e Escolas de Direito é uma rede que tem como objetivo a troca de experiências e aprimoramento de laços institucionais. Anualmente, a FADISMA seleciona os alunos e professores que representarão a instituição na Reunião Anual da Rede Ibero-Americana de Faculdades de Direito por meio de editais. Fique atento para se inscrever na nona edição em 2020.

 

Unidade de Comunicação

comunicacao@fadisma.com.br

Notícias Recentes

Categorias

Arquivo

VOLTAR
© 2015. FADISMA. Todos os direitos reservados. beagle ship criacao sites