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FADISMA tem mais três professores Mestres

FADISMA tem mais três professores Mestres

  • Institucional, Produção Científica

Títulos foram concedidos nos últimos dois meses.

Buscando sempre a qualificação e o crescimento, a FADISMA tem agora mais três professores com o título de Mestre.

A professora de Psicologia Aplicada ao Direito e Psicóloga do PAPI, Anniele Rosinski da Silva, concluiu, no final de agosto, o seu mestrado em Psicologia da Saúde pela UFSM com a sua pesquisa intitulada: “Psicanálise e Justiça no Juizado de Violência Doméstica”.

Segundo a professora o trabalho reflete sobre “o discurso e o contexto em que está inserida a mulher no Juizado da Violência Doméstica, articulando conceitos psicanalíticos com os textos legais pertinentes à atuação judicial para compreender as ações que buscam proteger a mulher em situação de violência”.

Já o professor de Direito do Trabalho, José Henrique Pires Locatelli, terminou seu mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens pela UFN com a pesquisa “O Controle de Constitucionalidade das Leis na França: Uma lacuna no ensino jurídico no Brasil?”.

“Na minha pesquisa, busquei compreender a origem e a prática constitucional francesa, um ponto muito pouco estudado em nossos cursos”, disse o professor. Ele explica que nos cursos de Direito no Brasil estuda-se o modelo americano (também chamado de modelo difuso) e o austríaco (chamado de modelo concentrado), mas pouco se fala do modelo francês.

“A conclusão da minha pesquisa aponta a conveniência de se incluir, na Disciplina de Direito Constitucional, o estudo do sistema francês de controle de constitucionalidade das leis”, termina o professor.

Por último, o professor Pietro Toaldo Dal Forno, docente dos cursos de Direito e Ciências Contábeis e coordenador do NUPPE e NUDAU, concluiu seu mestrado em Ciências Jurídicas pela Universidade Autônoma de Lisboa, em Portugal, durante o mês de março, mas teve o diploma revalidado pela UFSM em setembro.

Sobre a dissertação, intitulada "A usucapião de bens públicos: um paralelo entre Brasil e Portugal", o professor comenta que a pesquisa procurou “definir em que medida a vedação da usucapião de bens públicos estaria adequada para a principiologia do instituto nos ordenamentos jurídicos dos respectivos países”, com o objetivo de “traçar um paralelo entre Brasil e Portugal, com ênfase no estudo dos princípios aplicáveis à usucapião, em detrimento da vedação de sua incidência sobre bens públicos”.

Parabenizamos os docentes pelos novos títulos! Dessa forma seguimos aumentando o número de profissionais cada vez mais capacitados a oferecer uma formação melhor e mais completa aos nossos alunos.

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