Conheça o índice que monitora e valoriza investimentos em empresas que promovem a liderança feminina

Você já pensou em como apoiar a ascensão e liderança feminina por meio de investimentos? Essa é a proposta do Teva Índices ESG Mulheres na Liderança. A proposta é inovadora e pioneira no país: monitorar empresas que incentivam mulheres na liderança e negociar seus ativos na bolsa de valores.

O índice tem seu funcionamento como um ranking no qual são avaliadas a participação das mulheres nos conselhos e diretorias das companhias. São ordenadas as empresas brasileiras de capital aberto de acordo com o score de participação feminina. 

A nota atribuída a cada organização é calculada a partir da proporção de mulheres em cargos de liderança. Empresas com colegiados formados por mais de 50% de mulheres ou que tenham aumentado a participação feminina nessas posições ganham bônus na pontuação. Em contraposição, colegiados sem participação feminina ou com redução no seu quadro de mulheres líderes são penalizadas.

O score é atualizado mensalmente e analisa o resultado da adoção de políticas de igualdade de gênero nas organizações. De acordo com a Teva, responsável pelo levantamento, o índice é uma estratégia de chamar a atenção para a desigualdade de gêneros nos cargos de liderança no Brasil.

O levantamento também é utilizado para incentivar o investimento nas organizações com maior equidade nas suas estruturas organizacionais. As empresas que recebem as maiores notas no Índice compõem o fundo Safra ETF Mulheres na Liderança – negociado na bolsa de valores.

Além da possibilidade de os investidores destinarem seus recursos para empresas alinhadas aos seus valores, o fundo também é uma ótima alternativa. Até o final de 2022, o fundo havia tido um ganho de 2,043% contra uma queda de 1,66% do Ibovespa no mesmo período.