Atividade discutiu fake news e democracia

Acadêmicos contaram com fala de Leandro Ineu sobre o tema

Na manhã desta terça-feira (3), os alunos da disciplina de Direito e Cinema participaram de uma atividade com o tema “Fake News e Democracia”, proposta pela professora Janaína Schorr.

O palestrante convidado para a atividade foi o acadêmico Leandro Ineu, que possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Franciscana e discutiu o tema em seu Trabalho de Conclusão de Curso na FADISMA, intitulado “Fake News e Democracia: a personalização de conteúdo no Facebook e a lógica do filtro bolha”.

A atividade contou ainda com a colaboração dos egressos da casa Raisa Calegaro, autora do TCC “Fake news na política: uma análise acerca da (des)necessidade de sua criminalização”; e Alexandre Schirmer, autor de artigos sobre o tema e bacharéis em Direito.

Professora Janaína, de blusa verde, e convidados 

 

A disciplina ofertada neste semestre propõe discussões multidisciplinares inerentes à rotina dos acadêmicos. Com o tema em alta no contexto nacional, foi exibido o documentário “Get me Roger Stone”, dirigido por Dylan Bank, Daniel DiMauro e Morgan Pehme.

A obra lançada pela Netflix em 2017 aborda a trajetória de Roger Stone, um famoso lobista norte-americano ligado ao Partido Republicano dos Estados Unidos. O personagem principal do documentário foi homem forte na ascensão política de Donald Trump, atual presidente da principal potência econômica mundial.

Stone iniciou sua carreira política na década de 70, como membro do partido e da administração do ex-presidente americano Richard Nixon. Ele foi o idealizador dos Comitês de Ação Política – grupos organizados que atuam em campanha pró ou contra algum candidato em pleito, porém não sendo enquadrados como partidos. Conhecido pela marcante frase “melhor ser infame do que nunca ser famoso”, Roger Stone mudou a história da política norte-americana.

"A cadeira de Direito e Cinema busca refletir acerca de temas que são relevantes tanto pelo viés jurídico quanto social, e, neste sentido, atividades que agregam pesquisas dos nossos alunos, sobre temas atuais e relevantes, e que são explorados pelo universo cinematográfico, são essenciais para a formação de profissionais críticos e que percebam a sociedade na sua acepção mais ampla", relata a professora. 

Ainda, segundo ela, a atividade foi pensada para a troca de saberes entre aqueles que pesquisam o assunto e os ainda estudantes do curso de Direito, permitindo ampliar horizontes temáticos.

 

Unidade de Comunicação

[email protected]

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.

    Política de Privacidade