Trabalho abordou metodologia desenvolvida em Direito e Teatro
Durante a semana, recebemos uma boa notícia por parte da docente Candisse Schirmer: ela e a egressa Antonella Pichinin, conquistaram a aprovação do artigo “A disciplina de ‘Direito e Teatro’ e o ‘Centro de Mediação e Práticas Restaurativas – CEMPRE’ da FADISMA: o desenvolvimento da prática pedagógica interdisciplinar, dialética e extramuros.” na revista Contribuciones a las Ciencias Sociales, ranqueada como Qualis Periódico B-2.
Um periódico científico, como a revista onde a dupla veiculou seu artigo, é um espaço onde pesquisadores publicam, após uma triagem, seus trabalhos de pesquisa. Cada periódico possui uma qualificação de acordo com critérios pré-estabelecidos. Esse ranqueamento inicia no “C” e vai do B-5 até o B-1, de forma decrescente, até atingir A-2 e A-1 – o topo da cadeia. Cada degrau representa um número ainda menor de revistas em comparação ao anterior, por exemplo: existem menos revistas B-2 do que B-3, que, por sua vez, são menor número do que uma B-4.
O alto ranqueamento da publicação reflete a importância do tema elencado pela professora Candisse e por Antonella. Em seu trabalho, a dupla abordou a metodologia aplicada na disciplina de Direito e Teatro, ministrada pela docente. Durante a disciplina, busca-se uma interdisciplinaridade e a aplicação de práticas didático-pedagógicas, para proporcionar aos alunos uma compreensão maior acerca do conhecimento, de que este pode ser encontrado além das paredes da sala de aula, aliando teoria e prática.
Caminhadas, declamações de poesia, leituras, debates, interpretações de texto, desenvolvimento de imagens e personagens, simulação de audiências, são alguns exemplos praticados pelos alunos com o objetivo de desenvolver habilidades e competências diversas, no tempo necessário de cada um.
Turma de Direito e Teatro durante atividade no CEMPRE
Após as práticas didático-pedagógicas realizadas, os alunos da disciplina conheceram e atuaram no Centro de Mediação e Práticas Restaurativas – CEMPRE da FADISMA. Lá, foram desafiados ao enfrentamento de situações de conflito, uma vez que estes se farão presente de forma constante na vida profissional dos futuros bacharéis de Direito.
Percebe-se, pela aprovação do artigo e dos alunos, o quanto é importante que as disciplinas sejam pensadas e trabalhadas interdisciplinarmente, com o objetivo de formar profissionais cada vez mais capacitados e experientes para colocar em prática os conhecimentos vividos e adquiridos durante a graduação.
Unidade de Comunicação