Direito e Literatura: uma leitura além do Direito

Categorias:
Direito
,

Projeto da professora Janaína Schorr mescla saberes em aula colaborativa

O hábito de ler está intimamente associado ao saber jurídico, afinal, o livro é a fonte primordial dos estudantes e profissionais da área do Direito. É claro, em tempo de revolução tecnológica, o saber também pode ser encontrado em vídeos, na troca de ideias com outras pessoas e em uma infinidade de outros lugares – mas, ainda assim, o livro segue firme e forte como fonte primária do conhecimento.

Com isso em mente, a professora Janaína Schorr, na disciplina optativa de Direito e Literatura, aplicando uma metodologia expositiva-dialogada, incentiva os alunos a participarem ativamente do processo de aprendizado através de obras da Literatura escolhidas pelos alunos, que tenham relação com causas sociais: eles definem a obra, realizam a leitura e apresentam suas reflexões frente aos colegas, debatendo a obra e seu vínculo com o Direito.

“O objetivo da disciplina é fazer com que os alunos percebam o quanto há de Direito na Literatura e o quanto se pode aprender através da Literatura. Ela causa, por exemplo, empatia no leitor pelo personagem, o que muitas vezes não acontece na vida real”, explica a docente.

Janaína, ainda, preocupou-se em aplicar uma metodologia ativa de ensino, de modo a obter um maior engajamento dos alunos.

“Pensei em algo que realmente agregasse os alunos e fizesse com que todos participassem ativamente do processo de aprendizagem. Agora, teremos três aulas em que serão debatidas três obras. Cada uma delas estará a cargo de um grupo de alunos”, explica.

Turma aprovou a metodologia proposta pela professora

 

Apesar das obras serem divididas entre os alunos, o debate é feito por todos, explica a professora.

“Toda a turma participa dos debates. No primeiro bimestre, as obras foram divididas por grupo. No segundo, cada aluno será responsável por uma obra, que serão discutidas em pares a cada encontro. Cabe aos alunos apresentar a obra, o contexto em que foi escrita, um resumo sobre ela e sua vinculação com o Direito.”

O projeto “Direito e Literatura” será realizado durante as aulas da disciplina e contará com participação de outros professores na apresentação das obras. Estão previstas participações dos professores Bruno Seligman de Menezes, Luciane de Freitas Mazzardo, Olinda Barcellos e Waleska Mendes Cardoso.

 

Unidade de Comunicação

[email protected]

 

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.

    Política de Privacidade