2º Censo sobre Ações Municipais de Segurança Pública com ênfase nas Guardas Municipais Gaúchas é lançado hoje

Categorias:
FADISMA Informa
,
NUSEC
,

Iniciativa é da FADISMA e do Instituto Fidedigna

O Núcleo de Segurança Cidadã (NUSEC) da FADISMA (Faculdade de Direito de Santa Maria), em parceria com o Instituto Fidedigna (IF), com a promoção do Conselho Nacional de Guardas Municipais (CNGM) e da Associação de Secretários e Gestores Públicos Municipais de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul (ASGMUSP) e apoio técnico da Sphinx Brasil, apresentam hoje (30) o 2º Censo sobre Ações Municipais de Segurança Pública com ênfase nas Guardas Municipais Gaúchas.

Para relembrar:

O 1º Censo (2012) culminou na publicação de 2 livros e de um Índice de Municipalização da Segurança Pública – o IMUSP:

1º livro (2013) – Dossiê do 1º Censo sobre Ações Municipais de Segurança Pública do Rio Grande do Sul

2º livro (2015) – Atlas da Municipalização da Segurança Pública do Rio Grande do Sul

Por conta desse trabalho está sendo desenvolvido pela FADISMA, em parceria com a Secretaria de Segurança e com o Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro, desde setembro de 2016, o 1º Censo de Prevenção às Violências do RJ – com os 92 (noventa e dois) municípios fluminenses, conforme registro jornalístico a seguir:

Veja a repercussão da Agência Brasil

Agora, confira repercussão institucional da FADISMA

Pesquisa Vigente:

A pesquisa da atual edição do Censo das Guardas Municipais do RS se estenderá até o dia 30 de abril do ano corrente. Está sendo aplicada nos municípios com Guardas Municipais constituídas em lei e com trabalho ativo a partir de uma pesquisa rigorosa feita para identificar os municípios que estariam aptos a fazer parte do estudo, com o apoio do Conselho Nacional de Guardas Municipais (CNGM).

Com efeito, quer-se saber quais as atividades empreendidas pelas GMs e qual o alcance dessas práticas em relação à Lei 13.022/2014 – Estatuto Geral das Guardas Municipais em vigor desde agosto de 2016 em todo o país.

Os/as comandantes, coordenadores/as e diretores/as das GMs receberão um email com o link da pesquisa para ser acessado a qualquer momento, podendo completar as respostas inacabadas a qualquer tempo. O salvamento das respostas é automático.

Os resultados:

Os resultados serão analisados e divulgados em maio próximo, no âmbito da Comissão Especial de Segurança Pública da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul e, posteriormente, apresentados em relatório analítico, artigos científicos e jornalísticos.

Importante:

As GMs NÃO serão comparadas com a finalidade da produção de quaisquer ranqueamentos – da mais completa a menos completa, por exemplo. O propósito do estudo é trazer à tona o que cada GM faz, os projetos e ações de prevenção às violências que desenvolve, os equipamentos e estrutura que possui, entre outros aspectos relevantes para fortalecer a desejada integração sistêmica com as demais agências de segurança pública estaduais e/ou federais em prol da redução das violências e crimes e do aumento da sensação de segurança nas cidades.

 

Para conhecimento dos detalhes da pesquisa, acesso aos gestores da iniciativa, agendamento de entrevistas e afins:

 

Liana Merladete

Coordenadora de Comunicação Institucional

FADISMA

+55 (55) 3220-2500 – R: 2526

[email protected]

www.fadisma.com.br

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.

    Política de Privacidade