Coordenador do NUSEC divulga mais uma iniciativa

Categorias:
NUSEC
,

Presídio Regional recebeu parte da equipe e membros adiantam novidades.

As estudantes Manon Ferreira e Fernanda Lima Correa estiveram, ao lado do professor coordenador do Núcleo de Segurança Cidadã (NUSEC), Eduardo Pazinato, recentemente, no Presídio Regional de Santa Maria.

De acordo com o docente, sempre preocupado em socializar os fatos e feitos do grupo que gestiona, “o foco da visita se concentrou no estreitamento dos vínculos institucionais do NUSEC e da FADISMA com a SUSEPE, com vistas na produção de pesquisas de iniciação científica que dialogam com a temática prisional”, revela.

Pazinato conta que a acadêmica Manon vem investindo esforços na temática Mulheres e(m) Cárcere e Fernanda, por sua vez, Reincidência Criminal. “Acordamos uma segunda visita ao Delegado Regional nos próximos dias, como também a tramitação da devida autorização formal da SUSEPE para o acesso a dados secundários disponíveis na instituição e a aplicação de questionários de pesquisas de opinião pública”, adianta o professor já afinado com a Coordenação de Monografia, Pesquisa e Extensão da FADISMA em prol de mais essa iniciativa.

As estudantes, bem como o professor, destacam a cordialidade e a atenção dispensada por Renata Domingues, Advogada, e Simone Machado, Psicóloga, na visita. “A visita ao PRSM foi de extrema importância para o estudo acadêmico, uma vez que a pesquisa associada à extensão é o alicerce de uma produção científica vasta. Ademais,  o questionário sobre a temática "Mulheres e(m) cárcere" visa analisar as unidades prisionais a partir de uma perspectiva de gênero”, completa Manon, explicando, brevemente, seus próximos passos.

Fernanda, compartilhando do mesmo desejo por conhecimento, também deu seu depoimento: “Vejo como muito importante o estreitamento entre a Academia e os profissionais atuantes no sistema prisional da Região. Foi possível perceber, ainda, a dimensão do valor de acesso a informações penitenciárias regionais para a análise da situação carcerária atual e, possivelmente, para o aprimoramento deste sistema. A noção dos problemas criminológicos deve ser pautada de modo a possibilitar o alcance público, promovendo a articulação do debate entre academia, profissionais e a sociedade”, relata a estudante.

Fica o registro. A comunidade acadêmica, como não poderia deixar de ser, aguardará as cenas dos próximos capítulos dessa incessante busca pelo conhecimento.

 

Coordenação de Comunicação

[email protected]

 

 

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.

    Política de Privacidade