Legitimado o Acordo de Cooperação Técnica entre FADISMA e Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro

Categorias:
NUSEC
,

O acordo foi assinado e publicado no Diário Oficial do Estado no dia 29/07

Para quem não lembra, o Núcleo de Segurança Cidadã (NUSEC) da FADISMA, com apoio da Secretaria Estadual de Segurança do Rio de Janeiro, trouxe a Santa Maria, em abril último, uma oportunidade ímpar de debate, troca de informações e (re)conhecimento do atual panorama da Segurança no nosso País.

Tratou-se da “Classe Aberta: (In) Segurança em pauta”, com o Secretário Estadual de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Benincá Beltrame. Na oportunidade, ainda, falou-se do “Índice de Municipalização da Segurança Pública do Rio de Janeiro”, projeto que contemplaria o expertise institucional e, quando, assinou-se um protocolo de intenções.

Segundo o professor Eduardo Pazinato, coordenador do NUSEC, a parceria se efetivou. O firmamento do convênio diz muito ao campo da pesquisa na seara de Segurança. Ele adianta os próximos passos: “após os jogos olímpicos, lançaremos a pesquisa do Índice de Municipalização da Segurança Pública do Rio de Janeiro (IMUSP-RJ), em parceria com a Secretaria Estadual da Segurança e Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio de Janeiro, em caráter censitário, via formulário eletrônico, com análise de dados quantitativos primários e secundários, com os 92 (noventa e dois) municípios cariocas”.

O professor revela que a iniciativa representa uma replicação da pesquisa aplicada de forma inédita em 2012 no Rio Grande do Sul, o 1º Censo sobre Ações Municipais de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, que culminou em dois livros, um deles lançado em 2013 (Dossiê do 1º Censo sobre Ações Municipais de Segurança Pública do Rio Grande do Sul) e, o outro, em 2015, Atlas da Municipalização da Segurança Pública do Rio Grande do Sul.

“O IMUSP-RJ visa consolidar o mapeamento dos programas, projetos e ações de segurança, com foco na prevenção às violências, levados a efeito pelos Municípios cariocas, ultimando o aprimoramento da gestão integrada federativa entre o Estado e os entes municipais nessa área”, explica o professor.

A pesquisa é coordenada pelo docente da casa e pela socióloga, consultora da IEs, Aline Kerber, pela Superintendência de Prevenção à Violência da Secretaria Estadual da Segurança do Rio de Janeiro e pelo ISP. “Os resultados principais desse estudo culminarão em um livro editado pelo ISP e pela Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro mediante o apoio técnico-científico do NUSEC/FADISMA”, informa Pazinato.

 

Coordenação de Comunicação

[email protected]

 

 

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.

    Política de Privacidade