NUSEC troca experiências na Colômbia

Categorias:
Direito
,
FADISMA Informa
,
NUSEC
,

Nossos canais de Comunicação Institucional destacaram, recentemente, que o período entre 09 e 18 de novembro seria marcante para o Núcleo de Segurança Cidadã (NUSEC) da Faculdade. O professor Coordenador do Núcleo, Eduardo Pazinato, e a Socióloga Aline Kerber, pesquisadora associada, estão na Colômbia. Eles participam de importante evento acadêmico e conhecem experiências inovadoras na seara.

De 09 a 13 últimos, Pazinato, também Doutorando em Políticas Públicas (UFRGS), apresentou o trabalho “Fluxos e Contrafluxos da Segurança Cidadã na América Latina“, no âmbito do GT “Paradojas de la Seguridad Ciudadana”, sob a Coordenação do Professor Doutor José Vicente Tavares dos Santos (UFRGS), no bojo da VI Conferência Latino-americana e Caribenha de Ciências Sociais (CLACSO).

O professor coordenador do NUSEC revelou que o evento conta com mais de 25 mil pesquisadores inscritos em mais de 300 atividades acadêmicas, entre palestras, colóquios, painéis e oficinas. A CLACSO, promotora da iniciativa, reúne mais de 500 instituições acadêmicas de mais de 30 países da América Latina e Caribe, Estados Unidos, Europa, Oriente Médio e Austrália, entre outros.

Ontem (16) e hoje (17), o coordenador do NUSEC e a Socióloga, também Especialista em Segurança Pública e Direitos Humanos (UFRGS), realizam uma visita técnica ao projeto “Bogotá Cómo Vamos”, uma das principais experiências de gestão da informação da segurança e da convivência cidadãs na América Latina.

Os detalhes do Diário de Viagem

O professor Pazinato, em relato detalhado, conta que a primeira semana da viagem à Colômbia foi dedicada à participação das atividades acadêmicas da já citada conferência. Ele detalha que a abertura do Grupo de Trabalho que participou ocorreu no dia 10 de novembro, ao longo da manhã e da tarde, na Universidade Autônoma Latinoamericana (UNAULA).

Nessa ocasião, os representantes da IEs foram recebidos pela Professora Alexandra Agudelo Lópes, Coordenadora da “Maestría en Educación Y Derechos Humanos”, com quem os pesquisadores compartilharam publicações e possibilidades de convênios de cooperação técnica e acadêmica.

Já no dia 11 de novembro, Pazinato e Aline participaram de conferência proferida pelo ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica. “Pepe abordou o cenário de dependência econômica latino-americano, exortando a necessidade de uma maior e melhor integração da América Latina para reduzir as desigualdades, superar os conflitos armados, como os que ainda vigoram na Colômbia, a despeito das tratativas de acordo entre as FARC e o Estado colombiano, em prol da construção da paz e do desenvolvimento humano. A conferência contou com a participação de mais 5.000 pessoas e a assistência de diversos acadêmicos e lideranças políticas de aproximadamente 30 países”,  especifica o docente.

O professor, ainda, revela que nos turnos da manhã e da tarde do dia 12 de novembro, tiveram a satisfação de visitar o Centro de Mecanismos Alternativos de “Resolución de Conflictos da UNAULA”, sob a liderança do Professor Frederico Restrepo.

Os pesquisadores, também, conheceram as comunas de Hacevedo, Santo Domingo e Santa Luzia, na periferia de Medellin. “As localidades receberam várias intervenções urbanísticas relacionadas a um projeto mais amplo de convivência e segurança cidadã, a exemplo de teleférico, equipamentos públicos de esporte, lazer e cultura, entre outros. Tivemos a possibilidade de conhecer também o projeto da Fundación Puerta Abierta, financiada pela Universidade da Columbia que, com o apoio público e privado, identifica as moradias mais vulneráveis e lhes fornece cobertura (telhado) novo, que é grafitado por jovens grafiteiros locais, gerando oportunidades de inclusão social na região”, ilustra Pazinato.

No turno da noite, ainda no dia 12, nas instalações da Conferência da CLACSO, na Plaza Mayor, doutorando e especialista conferiram a palestra do Professor da UBA e jurista argentino Raul Eugênio Zaffaroni, que versou acerca do Direito Penal como ferramental para o controle sociopenal das violências institucionais (e Estatais) na América Latina. A palestra foi coordenada pelo Professor Doutora Cesar Barreira, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Encerramento

Fechando a estada em Medellin, no dia 13 de novembro pela manhã, os pesquisadores do NUSEC conheceram um projeto social na “Comuna 8”, uma das que foram mais atingidas pela violência de paramilitares em período recente. “O projeto é apoiado pelo Observatório da Segurança Humana de Medellin, liderado pelo Professor Pablo Emilio Angarita, da Universidad de Antioquia”, explica Pazinato que, no turno da tarde, apresentou o trabalho “Fluxos e Contrafluxos da Segurança Cidadã da América Latina”, no bojo do citado GT.

O docente desencadeou um produtivo debate e troca de informações e experiências com os investigadores presentes, muitos referências teóricas mundiais em suas respectivas áreas. Representando a FADISMA, os docentes tiveram a oportunidade de distribuir as publicações da FADISMA na seara e trocar ideais sobre.

Fica o registro, os cumprimentos e a expectativa de que os nossos discentes ganhem muito com o conhecimento e vivência que Pazinato trará na bagagem.

Fotos na nossa Fanpage!

Coordenação de Comunicação

[email protected]

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.

    Política de Privacidade