Ontem (09), o Grupo de Pesquisa em Comunicação Institucional e Organizacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do qual a Coordenadora de Comunicação da FADISMA, Liana Merladete, faz parte, promoveu a primeira edição do “Almoço com Conhecimento”.
No evento, que teve como objetivo o contato entre alunos, professores, pesquisadores e profissionais da Comunicação com grandes nomes, foi Wilson da Costa Bueno quem protagonizou. Da FADISMA, conferiram as sábias palavras dele, além de Liana, Júlia Bolzan, assistente de Comunicação, e Andrewes Koltermann, Gerente de Projetos.
Bueno é Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UMESP, é jornalista e tem mestrado e doutorado em Comunicação (USP), além de especialização em Comunicação Rural. As suas principais searas de atuação são Comunicação Empresarial e Jornalismo Especializado (Jornalismo Científico, Ambiental, em Saúde e em Agribusiness).
Ele é, ainda, editor de oito (08) sites temáticos em Comunicação/Jornalismo. Já orientou uma centena de dissertações e teses em Comunicação e é o líder do grupo de pesquisa “Criticom-Comunicação Empresarial no Brasil: uma leitura crítica".
Liana e Andrewes, que também são gestores do Núcleo de Estudos em Webcidadania da FADISMA, destacaram que a oportunidade foi interessante também para as reflexões acerca do Núcleo. “Na nossa vida pessoal e profissional, a comunicação é fator de extrema importância para que possamos transmitir informações, fatos, nossas ideias, desejos etc. No mundo empresarial não é diferente, pois as informações produzidas e transmitidas causam impactos na vida de diversos atores do mundo organizacional. Daí a importância de uma comunicação eficiente e eficaz. Esse processo faz parte do nosso estágio preparatório dos alunos do NEW e, portanto, acompanharmos as tendências e estarmos conectados aos grandes nomes e eventos é fundamental para transmitirmos aos nossos discentes o que há de relevante nesse processo. Nossos estudantes são do Direito e da Contábeis, mas dado o nosso perfil multiface não os deixamos avessos às discussões de contexto instrumental e estratégico da Comunicação para que possam, quando da prática profissional, atuarem linkados as demais searas que vão compor suas organizações”, explica Koltermann.
Coordenação de Comunicação