ACADÊMICOS PARTICIPAM DE JÚRI SIMULADO

          Acadêmicos do segundo, quarto, oitavo e do nono semestre da Faculdade de Direito de Santa Maria – FADISMA participaram, recentemente, de atividades de júri simulado. Enquanto os acadêmicos do segundo semestre simularam uma reunião da Comissão de Direito Internacional (CDI) das Nações Unidas, os do quarto semestre desenvolveram o júri na disciplina de Retórica e Argumentação Jurídica, os alunos do oitavo e nono semestre fizeram a simulação em Processo Penal II e III, ministradas pelos professores Marícia Azambuja Fortes e Ulysses Fonseca Louzada.

          Os alunos da disciplina de Direito Internacional Público, sob orientação de Pâmela Marconato Marques, simularam uma reunião da CDI órgão incumbido da preparação projetos de convenções em assuntos ainda não regulados pelo Direito ou em relação ao qual o Direito não está ainda suficientemente desenvolvido na prática dos Estados.  Embora estivessem em uma simulação acadêmica, pôde-se sentir o clima de disputa e embate que permeia as grandes reuniões internacionais, essencialmente no que diz respeito às divergências entre os Estados Centrais – EUA e estados membros da UE – e aqueles que ocupam a periferia mundial – América Latina e África.

          Sob a coordenação do professor Clodoveo Ghidolin, os alunos de Retórica e Argumentação Jurídica utilizaram como base para a simulação informações de um caso verídico de homicídio. Os alunos do oitavo semestre enfrentaram um case sobre tentativa de homicídio, orientados pelos professores das disciplinas de Processo Penal II e III.

          Os estudantes representaram diferentes papéis: ré, testemunhas, juiz, oficial de justiça, advogados de defesa e integrantes do Ministério Público. Todos os papéis foram escolhidos mediante sorteio. Já os setes jurados foram pessoas da comunidade selecionadas por alguns alunos da turma.

          Conforme Ghidolin, o objetivo principal é avaliar a expressão, a oralidade, a estratégia de diálogo e a pressão frente ao público pelos acadêmicos. Trata-se, portanto, de uma avaliação oral por meio de um trabalho dinâmico, no qual os universitários tiveram de pesquisar informações sobre todo o processo, incluindo perícia, medicina e psicologia.

          Acadêmicos do segundo, quarto, oitavo e do nono semestre da Faculdade de Direito de Santa Maria – FADISMA participaram, recentemente, de atividades de júri simulado. Enquanto os acadêmicos do segundo semestre simularam uma reunião da Comissão de Direito Internacional (CDI) das Nações Unidas, os do quarto semestre desenvolveram o júri na disciplina de Retórica e Argumentação Jurídica, os alunos do oitavo e nono semestre fizeram a simulação em Processo Penal II e III, ministradas pelos professores Marícia Azambuja Fortes e Ulysses Fonseca Louzada.

          Os alunos da disciplina de Direito Internacional Público, sob orientação de Pâmela Marconato Marques, simularam uma reunião da CDI órgão incumbido da preparação projetos de convenções em assuntos ainda não regulados pelo Direito ou em relação ao qual o Direito não está ainda suficientemente desenvolvido na prática dos Estados.  Embora estivessem em uma simulação acadêmica, pôde-se sentir o clima de disputa e embate que permeia as grandes reuniões internacionais, essencialmente no que diz respeito às divergências entre os Estados Centrais – EUA e estados membros da UE – e aqueles que ocupam a periferia mundial – América Latina e África.

          Sob a coordenação do professor Clodoveo Ghidolin, os alunos de Retórica e Argumentação Jurídica utilizaram como base para a simulação informações de um caso verídico de homicídio. Os alunos do oitavo semestre enfrentaram um case sobre tentativa de homicídio, orientados pelos professores das disciplinas de Processo Penal II e III.

          Os estudantes representaram diferentes papéis: ré, testemunhas, juiz, oficial de justiça, advogados de defesa e integrantes do Ministério Público. Todos os papéis foram escolhidos mediante sorteio. Já os setes jurados foram pessoas da comunidade selecionadas por alguns alunos da turma.

          Conforme Ghidolin, o objetivo principal é avaliar a expressão, a oralidade, a estratégia de diálogo e a pressão frente ao público pelos acadêmicos. Trata-se, portanto, de uma avaliação oral por meio de um trabalho dinâmico, no qual os universitários tiveram de pesquisar informações sobre todo o processo, incluindo perícia, medicina e psicologia.

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