Mais uma professora da FADISMA conclui o doutorado

A professora do Curso de Direito da FADISMA e coordenadora do Núcleo de Estudos de Direito Internacional (NEDI), Cristiane Pauli, concluiu recentemente seu Doutorado em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale, em Novo Hamburgo/RS.

A sua tese, que teve orientação da professora Ana Luiza Carvalho da Rocha, é intitulada “Uma Etnografia dos Corpos Aliados na Busca do Reconhecimento e do Direito à Cidade: A Performatividade das Mulheres no Graffiti Ilegal no Brasil e em Portugal”.

O trabalho tratou sobre os problemas e motivações que levam as mulheres a praticar o pixo, o grafite ilegal.

“Se, por um lado, os homens fazem isso por tédio, realizam uma ação ilegal para romper com a monotonia de viver em sociedade. As mulheres se arriscam de outra forma, ao ocupar espaços públicos que, majoritariamente, são ocupados por homens. Então a minha tese trabalhou com a ideia de que essas mulheres querem ser reconhecidas e essa é a forma que encontraram para buscar isso”.

O trabalho contou com pesquisa de campo em Santa Maria e em Portugal, nos anos de 2018 e 2019, quando a professora realizou parte de seu doutorado na Universidade Nova de Lisboa.

A docente comentou sobre a conclusão de seu doutorado e afirmou que “é uma experiência muito gratificante. Essa ampliação de contatos, da nossa linha de estudo, é muito importante e eu sou uma incentivadora disso. O estudo é algo que ninguém pode tirar de nós”.

Parabéns a professora Cristiane pela conclusão dessa etapa! A formação continuada do corpo docente da FADISMA é motivo de muito orgulho para a Instituição.

Unidade de Comunicação

[email protected]

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.

    Política de Privacidade

    Fadisma