Criatividade em pauta: professora da FADISMA propõe atividades diferenciadas para potencializar o ensino transdisciplinar de Direito

Categorias:
Direito
,
Institucional
,

A professora Janaína Schorr é responsável pelas disciplinas de Direito e Cinema e Direito do Idoso, Criança e Adolescente, informalmente chamada de DICA. Para o segundo semestre de 2020, que aconteceu de forma totalmente online por conta da pandemia, ela entendeu ter em mãos uma excelente oportunidade para utilizar abordagens novas para as suas aulas.

“Ao planejar as disciplinas, pensei em atividades que pudessem ser diferenciadas para os alunos para que o estudo não fosse apenas jurídico, mas que fosse também com um viés social, transdisciplinar”, comentou a professora Janaína.

Para as aulas de DICA, a primeira atividade foi com a professora Marcelle Louzada, que antecedeu Janaína no comando dessa disciplina na FADISMA. Ela conversou sobre o histórico do Direito da Criança e do Adolescente com os alunos. “Foi uma forma de homenagear o legado dela, ao mesmo tempo que o conhecimento e experiência que ela adquiriu nos anos que ministrou essa cadeira só tiveram a agregar na aula”, disse Janaína.

A professora Marcelle Louzada falou sobre o histórico do Direito da Criança e do Adolescente

O segundo bimestre contou com a presença de Giovanna Bonella Barros, proprietária do Espaço Dolce Vita Geriatria, que repassou aos alunos a sua experiência prática à frente de uma clínica geriátrica local. “Ela trouxe situações e questões que nossos alunos nunca tinham parado para pensar, que é justamente como trazer qualidade de vida por meio de uma empresa para pessoas de idade avançada”. A ideia foi ir além da questão jurídica e demonstrar os desafios práticos que os profissionais da área encontram no seu cotidiano.

O encerramento da disciplina também teve uma atividade diferenciada. Os alunos precisaram realizar uma entrevista com uma pessoa idosa. O que parece ser algo bastante simples, mas que traz resultados muito diversos, ainda que sempre positivos. Como depoimentos que contam histórias de vida e que repassam essas experiências para os estudantes. “Muitos desses idosos não conhecem os seus direitos, ou não tem acesso aos seus direitos, e vários deles nunca tiveram a oportunidade de contar a sua história”, explicou Janaína, que concluiu dizendo que “essa é uma das atividades mais bonitas das minhas disciplinas pelo alcance social que ela tem”.

Para Direito e Cinema, Janaína lembrou que essa é uma disciplina menos convencional e dogmática, comparada às tradicionais, como Direito Civil. Por isso, elas são ótimas candidatas para atividades transdisciplinares. Assim, a professora decidiu que os filmes escolhidos para trabalhar em aula teriam uma grande diversidade de assuntos, desde audiovisuais que discutissem momentos históricos até filmes com temáticas atuais.

Trabalhou-se o Direito Natural, inteligência artificial, questões de gênero, entre outros temas. As aulas contaram com a presença de profissionais do Direito, egressos da FADISMA e os docentes Juarez Fernandes e Nathalie Kuczura, que ajudaram a aprofundar a discussão e enriquecer a conversa.

A professora Nathalie comentou sobre Inteligência Artifical com os discentes

“Em todas as aulas os protagonistas eram os convidados, claro, mas também os alunos. Os discentes eram extremamente debatedores, e fizeram discussões de alta qualidade. Em todas as aulas teve muita participação dos estudantes”, destacou Janaína. “Houve um crescimento muito grande de todos nesse semestre”, concluiu a professora.

Atividades como essas, que trazem uma experiência diferenciada e transdisciplinar para os estudantes são de extremo valor para a FADISMA, que estimula constantemente o seu corpo docente a buscar inovações para os métodos de ensino. Parabéns para a professora Janaína por suas atividades singulares!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.

    Política de Privacidade

    Fadisma