FADISMA mais uma vez engajada na ação nacional de responsabilidade social da ABMES

Categorias:
Institucional
,

A Instituição recebeu o selo de Instituição Socialmente Responsável nos últimos 15 anos

A FADISMA é Instituição membro ativa junto à Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e, como não poderia deixar de ser, nossa missão de Educar Sempre está intimamente conectada a um dos preceitos da Associação: trabalhar por um futuro melhor.

A Coordenadora de Ações de Responsabilidade Social da IES, professora Liana Merladete, destaca que é uma responsabilidade de todos. “A ABMES, que acompanhamos há longa data, prega que quando se busca essa meta em grupo, os resultados são ainda melhores e, num ano totalmente atípico, a convergência das nossas forças e a colaboração têm demonstrado isso”.

A professora, que atua na Formação Discente para Liderança e Colaboração, do Programa de Inovação e Cultura Educacional (PIC) da Coordenação de Ingresso e Permanência, aponta que neste ano a sequência das ações de iniciação em extensão e ativismo representam um pouco dessa força e complementaridade de competências. “Optamos por não cancelar nosso edital focado no ativismo criativo, empreendedorismo e extensão, por exemplo, e que estava em pleno curso logo que começamos o ensino remoto, dado distanciamento social. Nossos alunos, a despeito do obstáculo, por nós entendido como oportunidade de contribuir, seguem focados em planos de ação em prol de transformação de realidades. E mais: têm se desafiado na virtualização da extensão, algo totalmente novo”.

Não só a Formação para Liderança e Colaboração configura o engajamento da FADISMA, mas também as ações da Capacitação Institucional Pedagógica e Capacitação Institucional de Pessoas, desenvolvidas igualmente pelo PIC. “Frente o cenário vivenciado e, sobretudo, diante da nossa preocupação com o bem-estar e qualidade do ensino, da aprendizagem, mas da experiência social, nos ‘desconectamos’ do cronograma padrão, daquilo que era simplesmente previsto para a nossa comunidade acadêmica interna, no quesito aprimoramento, pré pandemia. Foi preciso compreender as necessidades e entender que sim, tudo se tratava, agora, de uma questão maior, e essa questão é a responsabilidade social institucional”.

A apreciação da professora Liana diz respeito a série de ações trabalhadas pela faculdade de março até aqui, a exemplo dos Círculos Docentes de Autoestima e Cuidado, organizados e executados pelo Centro de Mediação e Práticas Restaurativas (CEMPRE) e do Programa de Apoio Psicopedagógico e Inclusão da Faculdade (PAPI). O primeiro, sob o olhar atento da professora Isabel Cristina Martins, vem trazendo uma programação regular, abalizada numa diversidade de enfrentamentos da comunidade acadêmica, a exemplo do autoconhecimento e felicidade.

O PAPI, junto à CINPER, vem promovendo espaço de escuta e, sobretudo, afetividade. Com a pandemia de COVID-19, o suporte ao aluno, principalmente, é prioridade. “Entendemos que promover apoio, seja no que se refere ao enfrentamento emocional, como também à gestão de estudos, ajuda minimamente que a experiência acadêmica histórica vivenciada seja significativa e que os protagonistas, os alunos, consigam melhor compreender seu lugar de fala, a importância da sua voz frente ações que promovem o desenvolvimento. Mas, antes disso, trabalham o seu”, explica Liana.

A FADISMA, com essas e outras ações como, ainda, o Serviço de Assistência Jurídica do Núcleo de Prática Profissional e Empreendedorismo (NUPPE), que realiza atendimentos não só para a comunidade local, mas também para outras cidades, é uma entre as milhares de Instituições de Ensino Superior (IES) particulares que participaram da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, valorizando esse olhar.

“Quando fomentamos o nosso título de Instituição Socialmente Responsável, temos a expectativa de sensibilizar a todos ao mesmo movimento, enquanto organizações e, principalmente, indivíduos. Para algumas organizações, se trata apenas de comportamentos e postura. Para a FADISMA, é uma filosofia. Nossa rotina ilustra não apenas o compromisso de com pessoas e valores humanos, mas também preocupações genuínas”, finaliza Liana.

 

Unidade de Comunicação

[email protected]

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.

    Política de Privacidade