Processos de Due Diligence garantem a integridade dos Convênios da FADISMA

Para além do ensino, a FADISMA tem ações práticas para o combate à ilícitos e para a integridade corporativa em suas atividades. Garantindo que todos os seus acordos estejam em conformidade com a legislação e sejam firmados com parceiros íntegros, a FADISMA dispõe de um Comitê de Due Diligence, responsável por analisar as empresas que são conveniadas à Instituição. O Comitê é formado por representantes do NUCOM, Setor de Recursos Humanos, Coordenação Administrativa e Coordenação de Núcleos e Projetos da FADISMA.

A Due Diligence é um processo de investigação e checagem de referências apresentadas por futuros parceiros comerciais ou institucionais, verificando a fidedignidade das informações e minimizando os riscos legais e financeiros da parceria a ser realizada. O procedimento é desenvolvido nas atividades de associação entre empresas e instituições, como convênios de estágios; nos contratos de representação comercial; e na contratação de empresas que forneçam serviços terceirizados e professores.

De acordo com o professor Júlio Rocha, coordenador do Núcleo de Compliance, Proteção de Dados e Políticas Corporativas (NUCOM), o processo de due diligence na FADISMA tem por objetivo checar diferentes aspectos dos parceiros institucionais, tais como aspectos jurídicos, ambientais e de propriedade intelectual e tecnológica, bem como anticorrupção, garantindo a transparência das relações da Instituição. 

Para que seja firmado um convênio, é analisado se a empresa apresenta Sanções Vigentes junto ao Cadastro de Empresas Inidôneas e Suspensas (CEIS), Penalidade junto ao Cadastro Nacional de Empresas Punidas (CNEP) e Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (CEPIM), além da presença de Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas, se a empresa encontra-se em Recuperação Judicial, se detém Certidão Judicial Cível Negativa de 1º Grau e Certidão Judicial Cível Negativa de 1º Grau – Falência. 

Por fim, é realizada uma pesquisa acerca das atividades empresariais da empresa, verificando se existem fatos e notícias que desabonem a empresa. “Todos os convênios de estágio passam pela Due Diligence. A Instituição, preocupada com as atividades [de estágio] dos estudantes, filtra empresas que tenham práticas antiéticas, comprovadas ou suspeitas, não sujeitando os alunos a estagiarem em empresas não íntegras”, comenta o professor destacando que mais de 100 empresas já passaram pelo procedimento na Instituição.

Além de garantir a integridade das parcerias, a due diligence assegura melhores práticas profissionais para os estágios dos estudantes da FADISMA. Por isso, o professor Júlio Rocha recomenda que, ao realizarem estágios, os estudantes procurem o mais breve possível a Coordenação de Prática Profissional, tendo em vista que todas as empresas precisam passar pelo Comitê de Due Diligence.

Unidade de Comunicação

[email protected]

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.

    Política de Privacidade