Compliance e ESG: uma articulação fundamental

Você já deve ter visto diversas notícias abordando a importância do ESG e do Compliance para a sustentabilidade dos negócios nos dias de hoje. Em nosso blog, também já publicamos alguns textos que apresentam e discutem esses temas em diferentes esferas. Mas você sabe como ESG e Compliance se relacionam entre si?

De partida, é importante lembrar que o Compliance está diretamente integrado ao ESG e, embora a sigla ultrapasse a proposta de um programa de integridade, sua vinculação é fundamental. Especialmente na vertical G, destinado aos aspectos de Governança, o Compliance desempenha um papel fundamental. Afinal, negócios que aceitam se beneficiar de transações ilícitas dificilmente terão boas práticas de ESG.

As relações entre ESG e Compliance vão para além deste ponto comum. Elas perpassam  todas as dimensões de governança corporativa e de gestão de risco de uma organização. A promoção e manutenção de programas com foco ambientais e sociais também devem ser pautadas em aspectos que apontam para solidez e integridade no seu desenvolvimento.

Dessa forma, a união entre ESG e Compliance permite aos negócios garantir, para si e para externos, o compromisso efetivo e continuado de seus programas. Além disso, contribui para o desenvolvimento de métricas e sistemas de avaliações mais sofisticadas e que tornam todo o ecossistema empresarial mais sustentável. 

Para que as organizações de fato funcionem em sua plenitude e cumpram o seu papel, é preciso que os gestores compreendam a importância de unir essas duas frentes de trabalho no dia a dia organizacional.