Conheça as habilidades mais buscadas pelo mercado em 2023

É consenso que, desde 2020, o mercado de trabalho e a economia global vêm passando por profundos processos de modificações e reconfigurações. Seja em aspectos de organização, com a adoção do trabalho remoto e híbrido, ou em temas sensíveis aos gestores e colaboradores, como a atenção com a saúde mental, as empresas buscam profissionais com novas habilidades para esse futuro em constante transformação.

De acordo com o Fórum Econômico Mundial (FEM), é nesse cenário que 15 habilidades estarão em alta no mercado. Para os especialistas do FEM, a pandemia acelerou a economia digital, colocando como desafio para as empresas e para quem busca uma vaga no mercado unir qualidades técnicas e interpessoais. Desta forma, o maior obstáculo profissional para os próximos anos será a qualificação da mão de obra capaz de atender essas novas dinâmicas de trabalho.

Essas são algumas das conclusões presentes no relatório “The Future of Jobs 2020”, produzido pelo FEM, e que sinaliza os próximos anos marcados por mudanças significativas nas habilidades exigidas dos profissionais. Das 15 skills apontadas pela organização, duas devem ocupar um papel de destaque: a criatividade e a flexibilidade.

O pensamento analítico e crítico, a liderança, a persuasão e negociação, a inteligência emocional e a tolerância ao estresse também figuram na lista produzida pelo FEM. As habilidades apontadas pelo Fórum enfatizam os diferenciais para quem busca ingressar no mercado ou conquistar novas posições dentro de suas organizações em 2023.

As tendências para o próximo ano apontam para a importância de os profissionais conseguirem articular o conhecimento técnico de suas áreas com as chamadas soft skills – habilidades interpessoais e comportamentais. Os especialistas apontam que, embora essas skills sejam um diferencial hoje, em breve se tornaram premissas básicas de qualquer profissão.

2023 certamente continuará sendo marcado por modificações estruturais na economia, refletindo diretamente na busca por trabalhadores qualificados e que possam se adaptar a um novo dia a dia profissional. Para quem deseja ingressar ou crescer profissionalmente, o momento é propício para buscar formas de aliar uma qualificação profissional robusta e o desenvolvimento de novas habilidades pessoais.