Conheça os sete princípios da ONU para o empoderamento das mulheres

 

Para além dos discursos e dos debates sobre a importância de ambientes diversos, equitativos e que valorizem as diferenças humanas, o empoderamento feminino vem disputando espaço reais dentro das organizações. Mais que ações simbólicas, as empresas vêm sendo constantemente desafiadas a colocarem em prática medidas que contribuam para a promoção da igualdade de gênero em suas estruturas.

Embora com avanços significativos na temática, há inúmeros desafios que a pauta de gênero ainda precisa superar. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres enfrentam as maiores taxas de desempregos e de ocupações informais, além de apresentarem uma diferença salarial média 20,5% menor que a dos homens.

Mesmo que exista mudanças na legislação brasileira para tentar tornar o ambiente profissional menos desigual, as empresas desempenham um papel de protagonismo para o empoderamento feminino. 

Para auxiliar as organizações na consolidação de ações práticas para o empoderamento feminino, a Organização das Nações Unidas (ONU) aponta sete princípios que podem guiar a adoção de políticas efetivas nas empresas. O guia, publicado em 2010, é inspirado em padrões internacionais de trabalho e de Direitos Humanos, e tem como diretriz o reconhecimento de que as empresas também são responsáveis pela equidade de gênero.

Conheça, a seguir, quais são os princípios e como a sua organização pode colaborar para a construção de um ambiente de trabalho mais plural e representativo.

  • Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível;
  • Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação;
  • Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa;
  • Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres;
  • Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing;
  • Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social; e
  • Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.