Academia efetivamente presente em prol da segurança da cidadania

Categorias:
FADISMA Informa
,
NUSEC
,

Assessoramento técnico-científico especializado da FADISMA na área de segurança do município de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul,  garante estruturação, implementação e fortalecimento de Observatório Local da Criminalidade e das Violências. O projeto representa mais uma conquista para o sólido leque de trabalho extramuros da Instituição de Ensino Superior, com sede na região central do Estado, mas de renome nacional e internacional.

Não é de hoje que a questão da segurança pública passou a ser considerada problema e desafio importante, senão principal, ao Estado Democrático de Direito no Brasil. A segurança ganhou enorme visibilidade pública e jamais, em nossa história recente, esteve tão presente não só nos debates entre especialistas, como também na vida da população.

No nosso estado não é diferente. O aumento da sensação de insegurança, a degradação do espaço público, as dificuldades relacionadas à reforma das instituições da administração da segurança pública e justiça criminal, a prática disseminada de violências, sobretudo as letais, e crimes violentos, a carência de políticas públicas de prevenção social e situacional das violências, a corrupção, a falta de recursos para manutenção do custeio e realização de investimentos na área, de tanto e muito mais, a Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA) se veste – em forma de anseio, de reflexão e, sobretudo, de ação. Isso dado o trabalho do Núcleo de Segurança Cidadã (NUSEC), que, a exemplo, recentemente confirmou mais um projeto de pesquisa-ação, num vasto currículo, de assessoramento técnico-científico a órgãos e instituições públicas de segurança e justiça no âmbito municipal, estadual e/ou federal.

Trata-se do contrato firmado com a Administração Municipal de Novo Hamburgo/RS, via processo público de licitação, com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento, para estruturação, implementação e fortalecimento do Observatório da Criminalidade e das Violências da cidade, voltado ao fortalecimento de subsídios organizacionais e informacionais para a sua institucionalização como instrumento de Estado na gestão da informação na área da segurança pública a partir da indução do poder local, no bojo da consecução do I Plano Municipal Integrado de Segurança Pública.

O projeto é alicerçado no expertise de equipe multiprofissional, especializada nas áreas das Ciências Humanas e Ciências Aplicadas e permanente diálogo interinstitucional, interagencial e intersetorial com servidores públicos municipais, estaduais e eventualmente federais do campo da segurança pública e da justiça criminal. 

Fica o registro, os cumprimentos e desejo de sucesso. Mas, sobretudo, o convite para acessar o link abaixo, que contempla essa matéria na íntegra, os principais produtos a serem desenvolvidos nos próximos meses, trajetória e cases. Vale conferir!

 

Mais – A foto ilustra um dos momentos de troca de ideias, experiências e projeções da FADISMA com a Administração Municipal. O último encontro contou com a presença de Eduardo Pazinato, coordenador do NUSEC; Joel Fiegenbaum, Coordenador de Projetos Estratégicos e; Aline Kerber, Socióloga consultora do Núcleo.

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.

    Política de Privacidade