Aluno da FADISMA é aprovado em grupo de pesquisa da UFSM

Categorias:
Direito
,

Qual a fórmula para uma graduação completa? Ela existe? Difícil afirmar – cada aluno tem sua própria equação para uma formação de qualidade. No caso de Arthur Marques Teixeira, do 9º semestre de Direito, a soma entre pesquisa e extensão deve guiar o seu último ano de faculdade.

Recentemente, Arthur foi aprovado em dois grupos distintos, para atuar na pesquisa e na extensão: o Centro de Mediação e Práticas Restaurativas (CEMPRE) da FADISMA e o Núcleo de Direito Informacional (NUDI) da Universidade Federal de Santa Maria.

O desafio será conciliar a rotina de aulas, à noite, com ambos os grupos. Segundo ele, está tudo certo, pois a formação interdisciplinar e multifacetada sempre foi um objetivo.

“Era algo que eu buscava, extensão e pesquisa. Através do CEMPRE, estarei propagando o conhecimento já adquirido e em constante aprendizado, devido ao contato com o público que nos procura para resolução de conflitos. Acho importante sair da zona de conforto, pois desta forma é possível trilhar novos caminhos na busca pelo conhecimento. Com o NUDI, irei aprofundar conhecimentos em uma área atual do Direito, que tende a crescer ainda mais com a Sociedade Informacional.”

Para ele, a possibilidade de estudar um contexto de constante revolução tecnológica e transformação social foi o que chamou a atenção para o grupo da UFSM. Além disso, Arthur traça como meta um curso de mestrado.

“Busco futuramente chegar ao mestrado e trabalhar assuntos relacionados à sociedade informacional, por isso decidi me aproximar do Núcleo da UFSM. O que mais me chama atenção é a possibilidade de trabalhar a Democracia a fim de realmente efetivar as garantias constitucionais e a promoção dos Direitos Fundamentais, que constantemente são afrontados através do processo de acesso à justiça. A publicização dos atos relacionados às garantias de direitos deve ser transparente e eficiente. Mas para que todos tenham acesso a essa busca de concretização de direitos, a Sociedade Informacional assume importante papel para que todos os países, em especial os países da América Latina, consigam resgatar o real significado do que é fundamental à vida humana.”

O histórico de Arthur comprova o gosto pelas atividades extraclasse, como ele mesmo gosta de lembrar.

“Tive a felicidade de fazer parte de todos os núcleos de pesquisa da FADISMA. Isso agrega muito na minha formação e me enche de orgulho, por estar entre os que trabalham diretamente com a pesquisa. Acredito na importância do contato com a sociedade através da pesquisa e extensão.”

Essa constância na extensão, segundo ele, foi o que garantiu a vaga no grupo de pesquisa da UFSM.

“O processo seletivo do Núcleo se dá através de análise de currículo e a concorrência é muito grande. Graças ao meu constante envolvimento com os núcleos da FADISMA consegui garantir a minha vaga.”

Arthur iniciou os estudos na FADISMA em 2014 e deve concluir a graduação ao final desse ano.

 

Unidade de Comunicação

[email protected]

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.

    Política de Privacidade